AUSTERIDADE
Atendendo os constantes pedidos da população os prefeitos da região de Picos têm promovido as festas de aniversários de suas cidades, no entanto, como o momento é delicado economicamente, os eventos estão sendo marcados pela austeridade, com programações mais modestas, que ainda assim, tem atraído grande público e garantido o sucesso das comemorações.
VERGONHA
Em menos de uma semana Picos e região foram notícia de repercussão nacional, primeiro por conta dos assaltos sofridos pelas agências bancárias dos municípios de Francisco Santos e Simões, e depois pela falta de estrutura do Corpo de Bombeiros sediado em Picos. Uma vergonha. O que o Governo do Estado pode dizer a respeito?
DESCARTADA
Em recente entrevista ao Folha Atual a deputada estadual Tasmânia Gomes de Medeiros, Belê, que preside o PSB em Picos, diz ter sido descartada pelos seus correligionários que aderiram a bancada governista do prefeito Kleber Eulálio antes mesmo deste assumir a prefeitura. A deputada diz que permanece no partido, mas não tem mantido relações políticas com seus ex-aliados.
MAIS LEVE
O poder tem seus benefícios, mas também cobra um alto preço, na maioria das vezes a paz. Quem tem visto o ex-prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, argumenta que se depara com alguém mais leve, de temperamento brando e até amistoso. Isso pode ser fruto de ter tirado de cima dos ombros o peso da prefeitura municipal de Picos, com todos os seus infinitos problemas.
ACESSIBILIDADE
Essa é a palavra da moda. Já existem muitas rampas de acesso em vários prédios públicos e privados de Picos, mas alguns ainda deixam a desejar, dentre eles o Palácio Coelho Rodrigues, sede do executivo municipal. Além da reforma geral que este prédio carece, precisa ainda de rampas de acesso e outras modificações que garantam o acesso de todos os picoenses. Se não for carregado por mãos amigas, não há como um cadeirante ter acesso ao gabinete do prefeito localizado no segundo andar.
DIABETS
Infelizmente o número de diabéticos cresce no mundo inteiro e na cidade de Picos e região não é diferente. Infelizmente os supermercados locais ainda não se conscientizaram quanto a importância de ter produtos que contemplem esse público. Mesmo custando mais caro que os produtos destinados a pessoas com saúde, há muitas pessoas na cidade que consumiriam os produtos diets.
DEMISSÃO
Alguns servidores da prefeitura municipal de Picos podem ser demitidos por ordem do prefeito Kleber Eulálio caso não compareçam para se recadastrar. Inicialmente os pagamentos desse mês devem ser sustados, e depois, caso não compareçam a prefeitura, podem ser exonerados, mesmo se forem concursados. As medidas para as demissões serão tomadas pela assessoria jurídica.
PLANTIO
As chuvas têm caído de forma dispersa na região de Picos, mas agora mostram uma relativa constância. Muitos agricultores tem aproveitado a situação para fazer seus plantios, mesmo que tardiamente. Eles mantêm a expectativa de conseguir realizar uma colheita, ainda que pequena. A esperança do homem do campo persiste.
REDUÇÃO
A redução da bancada de deputados estaduais e federais do Piauí não despertou nenhum sentimento de contrariedade na população piauiense. Não se verificaram manifestações de críticas pela medida tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), muitas pessoas levantaram dúvidas sobre a relevância do trabalho desenvolvido pelos nobres parlamentares piauienses. O descrédito para com os representantes políticos continua.
CANDIDATURA
As articulações em prol das eleições de 2014 já acontecem nos bastidores políticos. O atual vice-governador do Piauí, Moraes Sousa Filho (PMDB) já manifestou que pretende disputar a sucessão de Wilson Martins (PSB). Desprovido de carisma e com uma atuação apagada na região de Picos, muitas pessoas levantam dúvidas acerca do sucesso dessa campanha. As articulações continuam.