Domingo, 06 de Outubro de 2024

Abastecimento de água da zona rural é um dos principais problemas da prefeitura

Publicado em 10/05/2013
Por Jailson Dias
a57fbdd3bdf1f331f9dd324b2d1e.jpg
a57fbdd3bdf1f331f9dd324b2d1e.jpg
Manoel Vieira explica problemas no abastecimento de água/Jailson Dias

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Manoel Vieira, um dos principais problemas para a administração municipal nesse momento, é o fornecimento de água para a população que habita a zona rural do município. Com a forte estiagem que se abate sobre a região, há uma natural e preocupante redução do lençol freático, principal fonte de água para consumo humano.

“Até na questão da água os agricultores passam por privações em determinados momentos, nós estamos sempre com as nossas equipes percorrendo as comunidades rurais, em algumas por reclamações de que os poços deixaram de funcionar, e estamos somando forças para que esses problemas possam ser minimizados”, declarou.

Através das parcerias com os governos federal e estadual a Secretaria de Agricultura espera garantir o abastecimento de água constante para as pessoas e depois para os seus rebanhos, garantindo assim a alimentação para as pessoas e também para os animais. “Com essas poucas chuvas, nós ficamos bastante animados, pois no tocante ao feijão ainda vai salvar pelo menos 30%, termos certeza disso”, informou.

São pelo menos 76 poços artesianos que fazem o abastecimento de água das comunidades da zona rural do município de Picos. Diferentemente da Zona Urbana cujo abastecimento é realizado pela Agespisa, toda a zona rural é de responsabilidade da prefeitura.

Um dos problemas mais graves verificados nesse período diz respeito a queima das bombas que fazem a distribuição da água para as residências da zona rural. Devido a constate oscilação da energia fornecida pela Eletrobrás, muitos equipamentos terminam por ser avariados.

“Nossos técnicos tem informado que 80% dos problemas oriundos nos sistemas de abastecimento de água, especialmente nas bombas, são gerados pela oscilação da energia, que danifica as bombas, os motores, e daí impede que água seja fornecida a contento para toda a população”, explicou.

Uma das comunidades que enfrenta mais problemas com relação ao abastecimento de água é a Altamira, cujo principal poço artesiano precisa ser aprofundado para oferecer maior vazão de água. Devido ao crescimento da Altamira, há o interesse por parte da prefeitura municipal de passar esse abastecimento para a Agespisa.

Comentários