Um grande número de pessoas compareceu a Associação Comercial de Picos, na noite desta quinta-feira (18), para prestigiar o lançamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). O programa, desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, busca informar crianças e adolescentes dos malefícios que as drogas causam ao usuário, à família e à sociedade.
O evento reuniu estudantes, professores, coordenadores, secretários, vereadores e policiais que, imbuídos no sentimento de esperança, almejam uma juventude distante do mundo das drogas e da violência.
Para o secretário municipal de Educação, padre Walmir Lima, o lançamento do PROERD renovou as expectativas de uma Picos livre dos males das drogas. “Aqui temos a representatividade de diversos segmentos sociais e isso reforça a luta e comprometimento para que essa pequena semente do bem, que hoje lançamos, vença a semente do mal que tem causado grandes desastres em nossa cidade”.
Segundo o padre Walmir Lima, embora seja um gesto pequeno, a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas é a certeza que algo foi feito para evitar os males do amanhã. “Instruindo nossas crianças não precisaremos punir nossos jovens, esperamos que, em breve, o maior efetivo da polícia seja para educar os cidadãos e não para puni-los”.
De acordo com a coordenadora do PROERD no Piauí, o programa foi criado em 1983 nos Estados Unidos e trazido para o Brasil em 1993. A coordenadora ressaltou que o curso de prevenção será desenvolvido junto os alunos do 5º ano, com uma visita semanal de um policial treinado para ministrar o curso.
“Para que o PROERD atinja a meta estipulada é necessário um trabalho em equipe. Polícia, escola e família devem andar lado a lado na luta por dias onde crianças, adolescentes e jovens estejam distantes das drogas e da violência”, enfatizou a major Elizete.
O secretário destacou que a meta é levar o PROERD a todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Picos. Os alunos participantes receberão uma cartilha e ao final do curso, que durará três meses, receberão um certificado de formatura. A solenidade de lançamento contou com apresentação da Banda de Música Municipal, do Grupo Cultural Adimó e do grupo AABB comunidade.
Fonte: ASCOM