Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2025

90% dos motoqueiros que circulam no Centro de Picos usam capacete

Publicado em 14/01/2017
Por Redação
7916e388e499a04eab9e7f3e81c7.jpg
7916e388e499a04eab9e7f3e81c7.jpg
Edilberto Cirilo, secretário de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana/Folha Atual

Uma pesquisa quantitativa realizada no mês de junho do ano em curso pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana, fez um mapeamento sobre o uso do capacete e demais itens de segurança pelos condutores de veículos que circulam em Picos. O resultado demonstra que o uso do capacete é frequente no Centro da cidade, enquanto nos demais bairros tem sido utilizado de forma tímida.

A pesquisa foi desenvolvida por dois guardas municipais de trânsito descaracterizados, que verificaram no “olhômetro” a frequência do uso do capacete. O mapeamento atingiu os bairros Centro, Canto da Várzea, São José, Passagem das Pedras, Paroquial e bairro Junco.

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos, Edilberto Cirilo, o objetivo da investigação foi obter um espelho real do trânsito no município. 

“A pesquisa teve por objetivo ver como tem sido usado o capacete tanto pelo condutor, como pelo passageiro. Na verdade buscamos ter um espelho da realidade do nosso trânsito para poder desenvolver campanhas educativas e punitivas também”, afirmou o secretário.

Edilberto Cirilo ainda apresentou que 90% dos condutores de veículos que circulam pelo centro da cidade fazem uso do capacete. Quando se volta para os demais bairros este número cai para 40%, e dependendo do horário de tráfego para 20%.

“Isso mostra que o trabalho de conscientização que tem sido feito no Centro da cidade está surtindo efeito. No entanto a realidade dentro dos bairros é outra, pois os motoqueiros e passageiros não fazem uso deste item de segurança. E os que ainda utilizam sequer usam da maneira correta, as vezes andam com o capacete no braço”, frisou.

Ações de conscientização

Diante do resultado, a  Secretaria de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana continuará desenvolvendo ações de conscientização nas escolas municipais. Além disso, os guardas municipais de trânsito passarão a realizar blitzes em pontos estratégicos.

 

Comentários