Sábado, 05 de Outubro de 2024

Governo do Estado construirá adutora em Jaicós

Publicado em 12/01/2017
Por Redação
f7d6457ab904ecb7f048110ac6b5.jpg
f7d6457ab904ecb7f048110ac6b5.jpg
Jaicós/Reprodução

Antes de viajar ao Canadá, o governador Wellington Dias autorizou processo de licitação destinado à construção de um sistema adutor para captar água na barragem Poço de Marruás, no município de Patos do Piauí, a fim de abastecer o município de Jaicós. A obra está orçada em mais de R$ 57 milhões e deve ser executada com recursos do Orçamento Geral da União, com contrapartida do Governo do Estado.

O secretário de Governo, Merlong Solano, que defendeu a execução do projeto, afirma que o sistema deve atender a sede do município e as comunidades rurais Morcego e Saco da Ema. “O governador foi sensível à situação crítica pela qual passa a população de Jaicós, em decorrência da seca”, afirma.

“Enfrentamos uma situação dramática no município. Essa adutora é uma reivindicação antiga da população jaicoense”, afirma o engenheiro agrônomo Clébio Coutinho. 

Em janeiro deste ano, a vereadora Sirlene Lopes encaminhou requerimento ao governador pedindo urgência no atendimento do pleito, endossado pelo presidente do Diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, Deoclécio Barros.

Falta de água tem castigado a população.

Com 18 mil habitantes, Jaicós está localizado no semiárido, há 365 km da capital. O município teve situação de emergência decretada em janeiro deste ano e, em junho, um novo decreto estadual determinou o uso consciente da água.

 

Autoria: Cristal Sá/ 
Comentários