Quarta-Feira, 05 de Novembro de 2025

Benefícios sociais evitam saques no comércio picoense

Publicado em 09/05/2013
Por Jailson Dias
4d56e5ebc953d2f1a0a80a5bdcb2.jpg
4d56e5ebc953d2f1a0a80a5bdcb2.jpg
Comerciantes picoenses vivem longo período de tranquilidade/Jailson Dias

A utilização por parte do governo federal de seus inúmeros programas sociais gera muitas críticas entre setores mais liberais da economia, no entanto, há seus defensores, ou, pelo menos, que reconhecem a importância de programas como o Bolsa Família e o Bolsa Estiagem para evitar os temidos saques e roubos no comércio picoense como aconteceu em um passado recente.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Picos (CDL), Cláudio Galeno, informa que até a década de 1990 era comum ver retirantes e flagelados da seca, vindos de outros estados, realizarem saques e furtos no comércio de Picos. Faziam isso por não terem o que comer, movidos pelo desespero provocado pela seca.

Quando indagado sobre os motivos do porquê seria favorável aos programas sociais, o empresário responde: “por um lado eu sou, quando você fala em manter o desenvolvimento econômico do país, porque, quer queira ou não, esses programas sociais tem mantido o poder aquisitivo dos menos favorecidos”.

Ele chama a atenção para o fato de mesmo com essa seca, a cidade não estar presenciando os flagelados de outros estados do Nordeste que por aqui passavam em busca de melhores condições de vida. “Há 20 anos atrás nós estaríamos cheios de pessoas passando por aqui, morando em baixo da ponte, embaixo de árvores, indo para determinados estados, principalmente para o Maranhão, onde chove bem, e hoje você não vê esse tipo de coisa, porque os programas sociais os tem mantido em casa”.

O gerente-geral da agência de Picos do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Vicente Furtado Pinto corrobora com a opinião de Cláudio Galeno destacando que a existência dos programas sociais tem amenizado o sofrimento do homem sertanejo.

“Graças a Deus, não só devido a esses programas do Banco do Nordeste, mas também devido o Bolsa Família que conseguiu ampliar a renda e tirou muita gente que estava na linha da pobreza e inseriu esse pessoal na área do consumo, então famílias que não consumiam, passaram a consumir, e o Brasil está tirando da miséria milhares de brasileiros”, declarou.

Comentários