Sábado, 05 de Outubro de 2024

X Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Marcolândia

Publicado em 03/01/2017
Por Edson Costa
11291b716374362565547b3ad535.jpg
11291b716374362565547b3ad535.jpg
Conferência contou com grande participação/Edson Costa

Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” foi realizada com sucesso sexta-feira, 07 de julho, na Câmara de Vereadores da cidade, a X Conferência Municipal de Assistência Social do município de Marcolândia. Autoridades municipais e a sociedade civil organizada marcaram presença no evento.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

A conferência foi aberta pelo prefeito Francisco Pedro de Araújo (Chico Pitu), ocasião em que destacou a importância de juntos debaterem o melhor para o município. “Além de estarmos cumprindo a lei com a realização desta conferência também estamos discutindo com a sociedade quais ações devem ser realizadas no sentido de oferecer políticas de assistência social da melhor maneira possível”, destacou.

Em seguida houve a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência e a palestra magna onde foi discutida a Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS. Durante o dia aconteceram também plenárias para discursão dos eixos temáticos, debates, apresentação e aprovação das propostas restabelecidas pelos participantes e a escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual.

Palestrante abordou sobre o tema da conferência

Para a secretária municipal de assistência social, Lara Suzanny, a conferência foi positiva, pois segundo ela, a população teve o direito de se manifestar e apresentar proposta que vão de encontro com os interesses da sociedade marcolandense. “Foi um encontro bastante proveitoso onde discutimos as ações que devem ser desenvolvidas e também debatemos sobre as garantias necessárias para um bom funcionamento destas ações”, ressaltou.

Secretária Lara com prefeito e representante do Conselho Estadual    

Presente no evento, Antônio José, representante do Conselho Estadual de Assistência Social, lembrou que sua vinda ao município teve como objetivo tentar diminuir uma distancia entre o Conselho Estadual e Municipal. “Trago aqui a mensagem da necessidade de buscarmos garantir recursos por parte do Governo do Estado, que tem como obrigação participar do co-financiamento das ações da Assistência Social e está se eximindo. É preciso que cada delegado escolhido nas conferências possam cobrar do Governo Estadual sua participação, pois sem estes recursos as ações do social continuarão prejudicadas”, disse.

Autoridades presentes na Conferência

Além de Chico Pitu, Lara Suzanny e Antônio José estiveram presentes também na X Conferência a vice-prefeita Vanete Rodrigues, vereadores, secretários municipais, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – Edilanjia Sousa, estudantes e a sociedade civil organizada.

CONVITE

Aproveitando a participação de vários segmentos da sociedade marcolandense durante a conferência, o prefeito Chico Pitu fez o convite para que no mês de novembro possam também estar presentes na Audiência Pública onde será tratado sobre o Orçamento Participativo. “Peço desde já que não deixe de participar deste momento onde trataremos sobre os destinos dos recursos do município. Acho importante estarem presentes para que possam dizer aonde deve ser aplicado o dinheiro público”, finalizou.

Chico Pitu, prefeito de Marcolândia

Comentários