Quinta-Feira, 20 de Novembro de 2025

PICOS: 80% dos focos de dengue foram encontrados dentro de domicílios

Publicado em 25/12/2016
Por Redação
edfaa2611e3bb732a914efb9f50b.jpg
edfaa2611e3bb732a914efb9f50b.jpg
Sandra Karielly/Folha Atual

A Secretaria de Saúde de Picos registrou até o momento 44 casos de Dengue e 12 de Chikungunya. Os números além de preocupantes revelam outro diagnóstico: 80% dos focos de dengue no município foram encontrados dentro de domicílios.

Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Sandra Karielly de Alencar, o quadro situacional demonstra que as ações educativas de combate ao mosquito Aedes Aegypti não foram absorvidas pela população.

“Estamos trabalhando esta conscientização durante todo o ano e não estamos vendo um impacto da absorção desta informação pela população. Fazemos o trabalho de conscientização e bloqueio e precisamos da colaboração de cada um. Quando há um aumento de casos intensificamos as ações com uso de larvicidas, alevinos, carro fumacê e ações educativas”, disse a coordenadora.

Sandra Kareilly ainda lembra que até o momento não foram catalogados casos de Zika Vírus. Porém ressalta o alerta para ocorrência de surtos de Dengue já que várias notificações espalhadas por diversos bairros da cidade tem chegado a Vigilância Epidemiológica.

“Um caso de dengue é bem preocupante porque dengue mata. Um caso de Chikungunya é bem preocupante porque incapacita. As pessoas que tem esta doença hoje elas vão fazer meses ou anos sentindo dores intensas e edemas nas articulações. Estamos com várias notificações em grande parte dos bairros da cidade. Picos é um local geograficamente favorável à ocorrência de dengue por conta das encostas de morros”, frisou.

Como combater?

Não deixe água parada, evita sua procriação;

Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros;

Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas;

Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto;

Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana;

Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão;

Comentários