Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Agespisa adota medidas para reduzir consumo de água em municípios da macrorregião de Picos

Publicado em 24/12/2016
Por Redação
c098b8661812974a1a2a26479ef9.jpg
c098b8661812974a1a2a26479ef9.jpg
Falta de chuvas reduziu nível de água nos reservatórios/Reprodução

A redução considerável do nível de água nos açudes e barragens que abastecem cinco municípios da macrorregião de Picos tem resultado na adoção de medidas emergenciais por parte da Agência de Águas e Esgotos do Piauí (AGESPISA). A instituição tem buscado maneiras para diminuir o volume de água captado através da instalação de hidrômetros, correção de vazamentos nas tubulações e remanejamentos.

Segundo o gerente regional da Agespisa, em Picos, Sérgio Alves, a situação é mais crítica nos municípios de São Julião, Pio IX, Fronteiras, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí. Os açudes de Fronteiras e a adutora de Piaus que abastecem a região estão praticamente com 5% da capacidade total dos reservatórios.

“Abastecer com água potável a população que reside nestes municípios fica cada vez mais difícil. Por enquanto, continuamos mantendo a qualidade da água, as análises continuam sendo realizadas. No entanto, nós não sabemos até quando vamos conseguir abastecer”, disse o gerente.

Sérgio Alves

Sérgio Alves ainda esclareceu que apesar do Governo do Estado do Piauí ter anunciado racionamento de água em 40 cidades, dos quais 10 estão subordinadas a Agepisa de Picos, até o momento não há nada formalizado, mas as medidas de redução estão sendo tomadas.

Outro município que também vem sendo ameaçado pela falta de água é Belém do Piauí. Devido a escassez de água nas tubulações ligadas ao açude Caboclo, estas foram remanejadas para o açude de Estreito, localizado entre os municípios de Padre Marcos e Francisco Macêdo.

Audiência Pública

No mês de maio deste ano foi realizada uma audiência pública com representantes do poder público das cidades ameaçadas pela falta de água, Ministério Público, Agespisa, Defesa Civil entre outros órgãos, com a finalidade de discutir medidas de racionamento de água. Algumas dessas medidas já estão sendo executadas pela Agespisa.

Comentários