Com o objetivo de fomentar o exercício da leitura entre os alunos, o Kumon de Picos desenvolveu na tarde desta quarta-feira (21), pela primeira vez, o Projeto de Leitura #Sou Leitor. As crianças leram pequenas histórias para despertar o imaginário dos alunos, bem como ampliar sua capacidade de interpretação.
Durante o lançamento do Projeto de Leitura ainda foram realizadas atividades complementares, como uma oficina de Origamis, ministradas pelos alunos de Matemática do Kumon. Ao final, os origamis confeccionados funcionarão como marcador de páginas para os livros a serem lidos. Além disso, foram protagonizadas competições de Jogo de Tabuleiro que estimula o raciocínio lógico rápido, sequência numérica e uma apresentação prática da rotina de uma aula de Inglês.
Confecção de Origamis
A orientadora do KUMON, Elisete Costa, destacou que o Projeto #Sou Leitor foi pensado como instrumento para potencializar a leitura das crianças, sobretudo neste período de férias, em que as atividades educativas são menos frequentes.
“Nosso objetivo é que eles amem e viagem pelo universo dos livros. Como estamos quase no período de férias e eles muitos já de férias das escolas é uma oportunidade para que eles possam estar aproveitando esse momento para que em casa possam estar fazendo mais leituras. Enquanto eles leem melhoram o vocabulário, a escrita, melhoram a capacidade de interpretação, se expressam melhor”, disse a orientadora.
Elisete Costa explicou que como dinâmica inaugural do Projeto, as crianças que frequentam as aulas de Português e que possuem uma leitura considerada superior para a idade, foram convidadas a lerem pequenas histórias e a discutirem com os demais alunos.
“Nós escolhemos alguns alunos que embora muito pequenos tem uma capacidade de leitura e interpretação superior a idade deles. Foram convidados para incentivar os colegas a também quererem fazer uma boa leitura. Na verdade as histórias não foram concluídas, pois estas serão continuadas pelos demais alunos caso se sentirem interessados ao saber o final do livro. Implementaremos ainda mais projetos que visem melhorar a leitura dos nossos alunos”, frisou.
Apresentação da rotina da aula de Inglês
Um dos momentos que chamou a atenção das crianças foi protagonizado pela aluna de Inglês do Kumon, Maria Vitória, de 11 anos. A aluna fez uma apresentação da rotina de uma aula de inglês. A mesma explicou sobre o uso do CD em que o aluno escuta palavras na língua estrangeira e deve repeti-las fielmente. A aula transmitida via CD serve de base para a resolução das atividades propostas no livro.
“Eu sou apaixonada pelo Inglês, é uma das línguas que mais gosto de falar e poder demonstrar aos demais alunos como é a rotina da aula é algo que me anima bastante”, disse Maria Vitória.
MAIS FOTOS