Um grupo formado por 11 agentes sociais, entre universitários e participantes de movimentos, que integram o Coletivo MultipliCidade tem deixado um rastro de ações positivas no município de Picos através do trabalho comunitário que promovem. Varais literários e a Jardinagem de Guerrilha estão entre os projetos articulados, que fomentam leitura, a produção literária local e a conscientização de preservar o ambiente urbano.
O que era pra ser apenas intervenção na cidade se tornou algo maior: AÇÃO SOCIAL. O diretor do Coletivo MultipliCidade, Edmar Ferreira, explicou que o projeto nasceu de um desejo pessoal de transformar o que incomodava aos olhos humanos, a desigualdade social e do conhecimento.
“O Coletivo surgiu de maneira despretensiosa mesmo. Partiu de mim que convidei mais um amigo e o objetivo era apenas realizar intervenções urbanas pela cidade através de grafite usando a técnica do extenso, uma técnica simples. No entanto, o Projeto foi ganhando forma e agregando novas pessoas e ideias e passou a atuar na área da prestação de serviços sociais”, disse o idealizador do Coletivo.

Edmar Ferreira acrescentou que na fase inicial o Coletivo Multiplicidade oferecia suporte no desenvolvimento das atividades ofertadas pelo Grupo Cultural Adimó e Cuca Periférica. Ambos os projetos já desempenham há décadas trabalho social em Picos com indivíduos marginalizados pela sociedade.
Devido sua expansão e com o desejo de fazer mais pelo município, o Coletivo ampliou as ações e aconteceram os varais literários no Centro de Picos e no bairro Junco, onde são expostos os poemas e poesias produzidos pelos picoenses que muitas vezes não encontram espaço para expor suas obras. Também foram plantadas mudas de árvores na Praça Félix Pacheco e Josino Ferreira através do Jardinagem de Guerrilha.
sas ações, é sobretudo, sobre algo que está incomodando, ao invés de reclamar, realizamos a ação e transformamos aquela realidade. Temos recebido bastante apoio da população, embora enfrentamos alguns problemas, pois percebemos que depois de plantar as árvores em pouco tempo foram retiradas dos locais. Além disso algumas expressões de preconceito”, concluiu.
O Coletivo MultipliCidade já planeja uma ação futura intitulada “Vista que não é visto”, que tem por objetivo arrecadar roupas para pessoas em situação de rua.
Divulgação
As ações articuladas pelo Coletivo MultipliCidade são divulgadas através de canais de comunicação, como perfis nas redes sociais virtuais e um blog disponível no endereço eletrônico www.coleivomultiplicidade.wordpress.com. Para quem deseja somar forças e integrar o Coletivo MultipliCidade basta contatar os números disponíveis no blog.