Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2025

Construção do novo fórum de Picos avança e prédio deve ganhar novo pavimento

Publicado em 12/12/2016
Por Edson Costa
835021f8747a266a6f4b60224a2f.jpg
835021f8747a266a6f4b60224a2f.jpg
Local que está sendo construído Fórum/Jailson Dias

Por Jailson Dias

A obra de construção do prédio que sediará o novo Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros de Picos avança, conforme o previsto, e deve ganhar um novo pavimento, ou seja, terá o térreo e mais dois andares ao invés de um só. Orçada inicialmente em R$ 7 milhões, a DANTEC, construtora vencedora da licitação, e a União estão rediscutindo os valores devido ao acréscimo desse andar.

Segundo o técnico de edificações, Vicente César Lopes Rodrigues, a obra teve início em dezembro de 2016 e a expectativa era de que fosse concluído em um ano, prazo que deve ser prorrogado devido a construção de mais um andar. O prédio está sendo erguido na Rua João Custódio, bairro DNER, por trás da sede da Justiça do Trabalho e da Justiça Eleitoral, em um terreno pertencente a União.

Há a expectativa de que o novo prédio da Receita Federal de Picos, que atualmente funciona na Av. Nossa Senhora de Fátima, Centro, será construído nas imediações do Fórum futuramente.

Nesse momento a construção do novo fórum se encontra nas edificações, que se sustentarão com armações de ferro e concreto. Pelo menos 42 trabalhadores estão realizando esse serviço de segunda a sábado.

História

O Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros de Picos funcionou por mais de 20 anos no prédio onde atualmente está o Centro Administrativo Valdemar Rodrigues Martins, na Av. Getúlio Vargas. Desde 2011 ele foi transferido para a Av. Deputado Sá Urtiga, próximo a rotatória da passarela, onde atende aqueles que procuram os serviços do Poder Judiciário.

Más há muito tempo advogados, juízes, promotores, defensores e servidores técnicos reivindicam um local apropriado para atender a população. No ano de 2012 chegou a ser anunciado que o então prefeito Gil Paraibano estava doando um dos seus terrenos para essa obra, mas a ação parece não ter se concretizado.

Diversos órgãos que formam o Poder Judiciário em Picos já possuem sede própria, como a Justiça Federal, Justiça Eleitoral e Justiça do Trabalho.

 

Comentários