Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2025

Coordenadora do Hemocentro de Picos pede que população doe sangue com mais frequência

Publicado em 10/12/2016
Por Jailson Dias
31c93498bc3574a3d691b66ec566.jpg
31c93498bc3574a3d691b66ec566.jpg
Coordenadora do Hemocentro/Jailson Dias

Durante todo este mês está sendo comemorado o “Junho Vermelho”, cuja culminância de dá no dia 14, Dia Mundial do Doador de Sangue. Como forma de aumentar o número de doadores a coordenadora do Hemocentro de Picos, Karla Cristina Guimarães, informou que tem realizado campanhas para estimular os picoenses, mas frisou que as pessoas precisam se dispor a doar sangue com mais frequência.

“Picos atende a toda a região e tem muitos acidentes de trânsito, então era para ter um número bem maior de doação de sangue; os doadores que vem uma vez eram pra retornar mais vezes, então acho que a população precisa se conscientizar sobre a importância da doação de sangue”, comentou Karla Cristina.

A coordenadora do Hemocentro explicou que a transfusão de sangue não atende apenas às vítimas de acidentes de trânsito, mas também as pessoas que passam por cirurgias específicas. O Hemocentro de Picos repassa bolsas de sangue com frequência para Teresina, onde existem centros de tratamento oncológico.

No mês de maio foram arrecadadas 300 bolsas de sangue devido as campanhas de conscientização, que precisam ser constantes se não há uma espécie de esmorecimento da população. A validade desse sangue armazenado é de apenas 30 dias.

Karla Cristina informou que doadores de sangue devem ter entre 16 (com  autorização dos pais) e 60 anos. Quando alguém se dispõe a doar sangue essa pessoa passa por uma triagem, que vai desde uma investigação da sua vida até a realização de uma série de exames.

Motivação

O vigilante Erickson Terto Leal, 33, informou em entrevista ao Folha Atual que é doador há cinco anos. Ele disse que se sentiu motivado quando trabalhava no Hemocentro e percebeu a necessidade de que mais pessoas tivessem essa atitude. “Sempre me senti motivado a ajudar”, declarou.

Erickson afirmou que doa sangue cinco vezes por ano e convida as outras pessoas a fazer o mesmo. “Pessoal, vamos doar, pois o banco de sangue está precário e quando doamos podemos salvar não apenas uma, mas várias vidas”, declarou.

Projeto

Projeto de autoria do vereador Afonsinho pede que doadores de sangue paguem apenas a meia-entrada em shows e eventos, tenham isenção nas taxas de inscrição de concursos públicos e tenham vez preferencial nas filas de bancos, comércios e demais repartições.

 

Comentários