Quinta-Feira, 20 de Novembro de 2025

Profissionais de saúde alertam para problemas causados pelo cigarro

Publicado em 05/12/2016
Por Redação
700da0f0c53d8ca022a8a9746179.jpg
700da0f0c53d8ca022a8a9746179.jpg
Público participante do evento/CCOM

Profissionais da Secretaria de Saúde de Picos realizaram evento de conscientização e combate ao tabagismo na Unidade Básica de Saúde do bairro Canto da Várzea, na manhã desta sexta-feira (9). Enfermeira e fonoaudióloga ministraram palestra sobre os riscos do cigarro à saúde para usuários do Programa de Controle ao Tabagismo e comunidade em geral.

Durante a ação, a coordenadora de Controle ao Tabagismo do Município, Micherlla de Brito Almeida, ressaltou a respeito das sete mil substâncias tóxicas presentes no cigarro. “Isso é um alerta, porque o prejuízo que o cigarro traz é enorme, tanto em termos financeiros e de saúde, quanto em relação ao meio ambiente”, advertiu.


A informação da fonoaudióloga Felismina Dias foi sobre os efeitos nocivos do cigarro na voz, atentando para o câncer de laringe, problemas na respiração, na comunicação e na deglutição. “Hoje, eles saem cheios de informações para tomarem a decisão. Mas, o que vai diferenciar quem vai parar de fumar é a persistência, a atitude no processo de mudanças de hábito e rotina”, disse.


Fumante há 58 anos e atendido pelo programa há um mês, o aposentado Valdemar Filintro de Sousa, de 69 anos, considera que o tratamento é um aliado à vontade de deixar o vício. “Eu nunca pensei na minha vida que ia ficar 30 dias sem fumar e, olha só, estou aqui. Se não fosse esse tratamento, eu acho que não conseguiria, porque eu nem pensava nisso”, conta.

Como Valdemar, mais de 280 pessoas já foram atendidas pela Secretaria de Saúde de Picos. O programa de Combate ao Tabagismo funciona em 34 unidades básicas de forma gratuita. Para quem deseja participar, basta procurar sua UBS para efetuar cadastro e, depois, iniciar o acompanhamento e terapia.


A campanha de conscientização desta semana se deu pelo Dia Mundial Sem Tabaco, que é notado no dia 31 de maio. Em decorrência disso, três postos de saúde de Picos (Torrões, Aerolândia e Canto da Várzea) receberam palestras sobre o tema deste ano, que é “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento”.

CCOM/PICOS

Comentários