A Prefeitura de São José do Piauí através da Secretaria de Assistência Social realizou na manhã desta sexta-feira (09) a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento promovido a cada dois anos, nesta edição discute o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, com o propósito de trazer a população para o centro do debate e propor novas ações e políticas para o desenvolvimento do setor.
A VIII Conferência reuniu usuários dos projetos sociais articulados na respectiva pasta, bem como membros do Conselho Municipal de Assistência Social, representantes dos diversos conselhos municipais, vereadores, secretários, o prefeito do município, João Bezerra Neto (PSD) e a população em geral. Evento aconteceu na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Composição da mesa de honra
A conferencista Ana Beatriz Melo explicou que a Conferência é uma organização do Conselho Nacional de Assistência Social que delibera as atividades que serão realizadas nos municípios, e posteriormente no âmbito estadual e nacional.
“É um momento de discussão das garantias dos direitos do Sistema Único da Assistência Social. É indispensável que os municípios, os atores sociais se envolvam nestas atividades de discussão, momento de estar levando propostas para o Estado, para a Nação”, disse a conferencista.
O prefeito de São José do Piauí, João Bezerra Neto (PSD), destacou que a Conferência é um espaço democrático para discutir políticas públicas para o município. Segundo ele, o trabalho coletivo tem trazido resultados importantes para o bem comum da população.
“Esta é apenas a primeira Conferência de muitas que ainda teremos ao longo desse ano. Esperamos que este mesmo espirito de união se perpetue para que sempre possamos discutir melhorias para o nosso povo. Esta gestão não mede esforços para que isto aconteça”, frisou o prefeito.
A secretária Municipal de Assistência Social, Eliédina de Sousa Bezerra, comemorou a grande participação do público durante a Conferência.
"Sentimo-nos honradas e muito agradecidas pela grande participação das entidades governamentais e não governamentais e de todo o público que esteve presente e que participaram ativamente da Conferência na construção de ações pertinentes ao nosso município". Esse evento contou com o total apoio do prefeito municipal Netão Bezerra- trabalhando junto com o povo e do vice prefeito Adailzo Ferreira", enfatizou a secretária.
Atividades
O evento foi presidido pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Romário Ferreira, e englobou a leitura do regimento, momentos de discussão e elaboração de propostas socioassistenciais na esfera municipal, estadual e federal. Na ocasião ainda foram eleitos dois delegados do município que o representa nas demais Conferências.
As atividades articuladas pelos grupos de trabalho partem dos seguintes eixos: Proteção Social não-contributiva e o princípio da equidade; gestão democrática e controle social; acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos; a legislação como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidades para a garantia dos direitos.
As conferências municipais devem acontecer até o dia 31 de julho do corrente ano.