Segundo informações da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Picos 89,5% do público alvo picoense foi vacinado contra o vírus influenza da gripe. A campanha se encerra na sexta-feira, 09, após ter sido prorrogada pelo Ministério da Saúde devido a baixa procura verificada nas primeiras semanas.
A campanha teve início no dia 17 de abril e seu termino estava previsto para 30 de maio.
A coordenadora de Imunização, enfermeira Valdivânia dos Santos Pacheco, informou que a procura aos postos de saúde em busca da vacina se verificou principalmente nos 15 dias finais, quando houve uma intensificação da publicidade em torno da importância de estar vacinado. “Eu considero uma campanha satisfatória para nós”, comentou.
Até o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), chegou a gravar um vídeo publicado nas redes sociais conclamando as pessoas a se vacinarem. Valdivânia comentou que não crê na possibilidade da campanha ser estendida por mais tempo, até porque o Ministério da Saúde já fez isso, destacando o fato de que alguns estados e municípios abriram a possibilidade para pessoas que não fazem parte do público alvo tomarem a vacina, o que não foi possível em Picos.
“O estoque de vacina está limitado, não dá pra abrir para toda a população, a menos que o ministério mandasse mais vacinas”, explicou. Foram destinadas em torno de 15 mil doses para Picos.
Como não havia doses suficientes para todos a Secretaria de Saúde decidiu manter a vacinação para as prioridades: crianças de 06 meses a menores de 05 anos, gestantes, puérperas, idosos, portadores de doenças crônicas, professores, profissionais da saúde. Oito postos estão à disposição para vacinação da população de Picos.
A vacina aplicada na população ao longo de todos esses dias protege contra os vírus H1N1, H3N3 e o Influenza B.