“Conhecer a História para entender nosso Tempo” (Elian Alabi Lucci). Com este propósito o Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) vem realizando há 22 anos a Feira Cultural. O evento que une toda a comunidade educativa resgata a história a partir dos eixos: povos, regiões, culturas e saberes, e estes são divulgados à sociedade.
Nesta edição, a XXII Feira Cultural será realizada de 01 à 04 de junho trazendo como tema central: Grandes Impérios: Patrimônio Cultural, Riqueza Imaterial que Humaniza; e como lema: #éprecisohumanizar.
Para o lançamento e apresentação do evento educacional, o IMH recebeu na manhã desta segunda-feira (29) membros da imprensa picoense durante uma entrevista coletiva. Na ocasião, a equipe organizadora e os elementos chaves da Feira foram pontuados aos presentes, bem como divulgação da programação.
A diretora geral do IMH, Irmã Ana Tereza, enfatizou a mensagem central a ser transmitida com a XXII Feira Cultural, que perpassa a dimensão do físico e atinge a alma, onde nossos sentimentos devem ser guiados pela esperança.
“Nesses dias vamos repassar para todos que adentram o espaço do Instituto Monsenhor Hipólito a cultura da esperança. Aquilo que nos leva a crise hoje é a mesma situação que vai transformar a crise. O aprendizado de tudo isso é que somos humanos e divinos. Quem tem a sede do amor, a sede da Justiça, o bem querer não tem porque desistir. Então nosso convite é que olhemos para dentro de nós, resgatemos nossa esperança e acreditemos nos nossos sonhos”, pontuou Irmã Ana Tereza.
Irmã Ana Tereza
A coordenadora da XXII Feira Cultural do IMH, Expedita Bezerra, transmitiu que a escolha dos Grandes Impérios para ser o tema do evento pedagógico tem como intuito buscar nas civilizações passadas, sinais de humanização que possam também inspirar as gerações futuras.
“Cada stand será trabalhado um subtema a começar pela Educação Infantil que trabalhará o Império da Família. Ainda terá os Impérios Brasileiros que será trabalhado, entre outros. Neste esquema cada stand é responsável por desenvolver seu tema sempre focado na ótica da Humanização. Além disso, vamos mostrar a história na sua verdade e integridade”, explanou Expedita Bezerra.
Expedita Bezerra
O estudante do 3° ano do Ensino Médio, Victor Batista, destacou que o envolvimento dos alunos com a temática é notório. Para ele, o tema vem reforçar a importância de tornar sólidas as relações humanas que nos dias atuais andam fragilizadas.
“A nossa expectativa são as melhores possíveis. Temos trabalhado desde o início do ano na Feira e esperamos que ela seja disseminada ao máximo. Os jovens são convocados para juntos com a escola poder levar o caráter humanizador para a sociedade. Nós vivemos em um mundo que cada vez mais a sociedade é marcada pelo materialismo. Então é também levar esta ótica de que a humanização é importante. As relações como diz o sociólogo Zygmunt Baumam elas estão se tornando liquidas, ou seja nada é feito para durar. Então a Feira vem com este objetivo de conscientizar a sociedade sobre o fortalecimento das relações interpessoais, unindo a família, corpo docente e discente”, frisou o estudante.
Victor Batista
A coordenadora de Informática, Andréia Marcos, explicou sobre a simbologia e o processo de criação da logomarca que traz a identidade da XXII Feira Cultural do IMH.
“Depois de conversas foi-se estabelecido que o Império deveria contemplar a humanidade, a sua essência e que ela pudesse abraçar as famílias. É incrível a leitura de cada um sobre a logomarca, porque a família sim é um grande império, o coração na imagem referencia o coração da mãe Maria que sempre está de braços abertos para acolher. Então a mesma simboliza a família diante das três mãos: o Pai, o Divino Espírito Santo e/ou a Mãe e o Filho”, disse a formuladora da logomarca.
Andréia Marcos
A Programação
Quinta-feira (01/06/2017)
7h – Caminhada : #éprecisohumanizar
Sexta-feira (02/06/2017)
19h30min –Show de abertura: Arte com expressão humanizadora.
Sábado e Domingo (03 e 04/06/2017)
16h às 22h – Visita aos stands.
17h às 20h – Apresentações da Educação Infantil.
19h- Teatro Cultural.
Domingo (04/06/2017)
20h- Reapresentação do Show de Abertura.
Irmã Ana Teresa com demais religiosas que coordenam o IMH