Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Casos de meningite no Ceará preocupam autoridades do Piauí

Publicado em 20/11/2016
Por Jailson Dias
651587ab01c1f913b39548391ce4.jpg
651587ab01c1f913b39548391ce4.jpg
Casos de meningite põe autoridades em alerta/Divulgação

Por conta dos casos notificados de meningite em municípios que fazem divisa entre o Ceará e o Piauí, especialmente em Pio IX e Pimenteiras, a Secretaria de Estado da Saúde vai enviar técnicos para aquela região, informou Florentino Neto. “Estamos vigilantes quanto a estas notificações. Entramos em contato com a Secretaria do Ceará para conhecimento dos casos e vamos enviar uma equipe àqueles municípios para orientar as secretarias municipais de saúde, dando todo aporte necessário”, afirma Florentino.

Em nota divulgada pela Secretaria de Saúde, não houve não houve casos notificados de meningite nos últimos 3 anos no município de Pio IX. Os municípios que registraram casos confirmados (16 casos) em 2017 foram Barras, Batalha, Campinas do PI, Picos, Piripiri, Regeneração, Santo Antônio e Teresina. Em 2016, foram 154 casos confirmados.

O secretário reforça a importância da vacina, que é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença. As vacinas são utilizadas na rotina para imunização e também para controle de surtos e estão disponíveis no Calendário Básico de Vacinação da Criança do Programa Nacional de Imunização (PNI/MS). A imunização primária consiste de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e o reforço entre 12 e 15 meses de idade. No ano de 2017 foi introduzida a vacinação para meningo C para adolescentes de 12 a 13 anos de idade.

Os sintomas da doença em criança ou adulto são febre, cefaléia, vômitos, rigidez de nuca, outros sinais de irritação meníngea, convulsão e petéquias. O modo de transmissão é o contato direto através das vias respiratórias e secreções nasofaríngeas.

Os casos notificados devem ser encaminhados ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela e os exames confirmatórios são enviados para o Laboratório Central – LACEN.

 Orientações para controle dos casos

 Vigilância Epidemiológica:

 - Comunicar e notificar os casos suspeitos de Meningite nas primeiras 24h para a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado.

- Realização dos exames diagnósticos para confirmação do caso (LACEN-PI).

- Quimioprofilaxia dos contatos até 48h (moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório, comunicantes de creches e escolas e pessoas diretamente expostas ás secreções do paciente).

 Cuidados a serem tomados:

 - Lavar bem as mãos várias vezes ao dia

 - Manter os ambientes domiciliares e de trabalho ventilados

 - Evitar aglomerados em ambientes fechados

Comentários