Domingo, 06 de Outubro de 2024

Guardas municipais de trânsito continuam autorizados a multar

Publicado em 06/05/2013
Por Jailson Dias
deb4ff371ee4bbc976a0eb4bd1bf.jpg
deb4ff371ee4bbc976a0eb4bd1bf.jpg
Guardas podem continuar multando /Jailson Dias

Em recente entrevista a uma emissora de TV local o prefeito Kleber Eulálio (PMDB) teria declarado que os guardas municipais de trânsito não teriam autoridade para multar condutores que cometessem infrações no perímetro urbano de Picos. Nossa equipe esteve no Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e recebeu a informação de que os guardas continuam detendo esse poder de fiscalizar e autuar, amparando-se na Lei Nacional de Trânsito que lhes garante essa autoridade.

O Artigo 24 no Capítulo VI diz que: “Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição, executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis”.

Por essa interpretação fica claro que os guardas municipais, uma vez que todos os 20 são concursados, continuam podendo autuar motoristas e motociclistas infratores.

Nas últimas entrevistas, quando os dirigentes do DMT são questionados sobre a ausência de informações quanto as ações que resultam em multa, eles respondem lembrando que o departamento já realizou campanhas de conscientização, como a que aconteceu uma semana antes do Carnaval e campanha que esta sendo realizada desde o dia 13 de março.

Para o chefe de gabinete do prefeito Kleber Eulálio, Filomeno Portela, o poder dos de autuação dos guardas deveria ser realmente limitado, e que os mesmos não deveriam ocupar-se dessa função, apenas de educar. “Eu queria até pedir ao secretário, que chame a atenção de muitos, porque nós tivemos o caso de uma pessoa, a esposa de um médico, que tem seis multas e perdeu a carteira. Eles não estão formados ou habilitados a isso, é a educar”, comentou Filomeno Portela.

 

Comentários
Picoense Nato
17/04/2013 00:10:19
Se por ventura os condutores seguisem o código de trâsito brasileiro, certamente os agentes não precisariam multar. Quem não obedece o CTB tem mesmo é que ser multado. Os condutores apredem na auto-escola as normas de trânsito. Os agentes estão nas ruas para OBSERVAR quem desobece o código de trânsito.
Picoense Nato
17/04/2013 00:05:46
A população de picos e muito mal acostumada e cheia de direito, ta certo que a sinalização ta precária, mas adimiro muito o trabalho dos agentes de trânsito pelo empenho e muitas das vezes paciencia com esse povo muito mal acostumado e mal educado no transito de picos. E eu só lamento esse vereadorzinho aew que não sabe nem o que tá falando, quem tiver errado tem que ser penalizado mesmo. A lei é pra se cumprir, se andar dentro da lei não será punido.... algo que muitos não querem fazer!!!!!! tenho 12 anos de habilitação e nunca fui multado, será que eu descumpro a lei? parabens aos agentes de transito q estão aew tentando fazer valer o CTB(Código de trânsito brasileiro).... e pra finalizar só digo uma coisa, quem tá certo não reclama do trabalho que eles tem feito mesmo sem estrutura de nada. mas quem só anda errado quer inventar desculpa de todo jeito.. Multa neles!!
#multaDMT
13/04/2013 12:01:39
Quer dizer que só porque é esposa de médico, não pode ser multada e pela reincidência perder a habilitação?? Vamos parar com isso, quem anda errado tem que ser multado!
picoense
12/04/2013 22:26:52
engraçado esse povo de picos todo mundo qd vai tirar a carteira de motorista passa por uma auto escola que ensina a legislação do transito e nesse ensinamento diz que nao se pode andar sem cinto de segurança e sem capacete, pq aqui em picos nao pode seguir a lei, pq em teresina todo mundo usa os equipamentos de segurança , na TV em ambito nacional tem campanha educativa, e aqui em picos primeiro tem q ter campanha educativa para depois multar pq o povo é desinformado, é o costume... pois dmt multa neles pq ninguem aqui é desinformado alias ninguem pode dizer que nao conhece a lei pq todos os motoristas conhecem a lei. E eu sei que existe CTB e nao posso infringir as leis de transito. pq so reclamam dos agentes de transito duvido o povo de picos reclamar do DNIT por causa dos radar, alias nao me lembro do DNIT ter feito campanha educativa sobre os radar, e da PRF que dificilmente faz campanha educativa, mais mesmo assim ninguem vai reclamar.
Richardy
12/04/2013 18:23:13
Falta de vergonha desse povinho provinciano de Picos. Lei é pra ser cumprida e não burlada. Quando reclamamos dos bandidos que fazem e "disfazem" noas leis somos os primeiros a falar, agora quando somos nós que cometemos as infrações, aí ficamos procurando meios (ilegais) de burlar. Não me incluo nessa mentalidade desse povinho provinciano de Picos, por que, sempre ando de acordo com as leis do trânsito e quando for multado por fazer algo errado, que diga se de passagem já fui, reconheço o erro, aplaudo quem está a fazendo cumprir e depois pago. Aí me aparece um agente público (vereador) e me faz uma declaração como está (mentalidade de povinho provinciano que vive sem leis). MULTA NELES GENESIANO!!!!!!!!!!! OBS.: não quero ofender as pessoas que moram no interior me referindo a mentalidade provinciana, pelo contrário, são pessoas que vivem com uma maior influencia das leis do convívio, mas que são mais conscientes do que esses daqui de Picos.
alexandre neiva
12/04/2013 17:11:24
eles tem o dever de educar, auxiliar, fiscalizar , mas como a própia norma mostra. de tomarem as medidas adm cabíveis que é de chamar a autoridade competente de trânsito o bptran..., tudo isso limita-se a uma interpretação restritiva da lei.
maria
12/04/2013 16:49:26
a lei deveria ser pra todos, nao so pra quem tem motocicletas...