Sábado, 05 de Outubro de 2024

Mesmo com inverno, nível de água na Barragem de Bocaina reduz

Publicado em 31/10/2016
Por Redação
055f04f9e7e3ceb9f5f483e48442.jpg
055f04f9e7e3ceb9f5f483e48442.jpg
Técnico de barragens do DENOCS, Francisco Alves Teixeira/Canabrava News

A previsão pode realmente se confirmar. A Barragem de Bocaina localizada na região Centro-Sul do Piauí continua sofrendo diminuições no volume de água, mesmo após o período de inverno que se estendeu até meados de março deste ano. A tendência com a chegada do verão é que o nível de água no reservatório continue diminuindo, podendo até mesmo secar.

Nos dias atuais, a Barragem de Bocaina possui 18.393.822 m³ de água (18 milhões, trezentos e noventa e três, oitocentos e vinte e dois metros cúbicos), quando em tempos de cheia já alcançou a marca dos 108 milhões de m³ de água. O índice representa apenas 17% da capacidade total do reservatório.

O técnico de barragens do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DENOCS), Francisco Alves Teixeira, explicou que o volume de água é inferior ao registrado no ano passado após a ocorrência das chuvas, que atingiu os 22 milhões de m³ de água.

“É um volume baixo, tem menos água que o ano passado. As chuvas de intensidade fraca não conseguiram recuperar o volume de água, ficando muito abaixo da nossa expectativa que era ultrapassar os 30 milhões”, disse o técnico de barragens.

Francisco Teixeira ressaltou que muito embora as chuvas tenham sido intensas na região, estas ocorreram de forma irregular e não atingiram a bacia da Barragem de Bocaina que está situada entre os municípios de São Luís do Piauí e São João da Canabrava.

Fechamento das comportas

Um dos pontos emblemáticos em torno da Barragem de Bocaina tem sido o fechamento das comportas que encontram-se 100% obstruída. A iniciativa é regulamentada pela Agência Nacional de Água (ANA), como meio para recuperar o nível do reservatório.

Para se ter uma ideia do efeito da abertura das comportas tem-se como exemplo o ano de 2016, em que a Barragem de Bocaina chegou a marca dos 22 milhões m³ de água. Com a manutenção da abertura das comportas e ausência das chuvas o reservatório chegou a diminuir 12 milhões de m³ de água.

“Com o volume de 22 milhões foi necessário abrir as comportas para perenizar o Rio Guaribas e chegou a 10 milhões, índice encontrado até dezembro. Esse problema de abertura das comportas sempre vai existir porque quando tinha água suficiente era abastecido até a cidade de Santa Cruz do Piauí, irrigação em Torrões. A água foi voltando e diminuindo e hoje só chega até a Sussuapara, não tem condições de ultrapassar o município porque se não seca o reservatório”, afirmou Francisco Alves Teixeira.

 

Durante todo o período de verão temendo que o reservatório seque ainda mais as comportas permanecerão fechadas.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários