Sábado, 05 de Outubro de 2024

Paróquia de Simões realiza 3ª Missa do Vaqueiro

Publicado em 20/10/2016
Por Edson Costa
9e9bd62b7762c25b22a0b2aafa49.jpg
9e9bd62b7762c25b22a0b2aafa49.jpg
Padre Miguel agradeceu apoio de todos/Edson Costa

 

Resgatar as tradições culturais do povo nordestino, enaltecendo o homem do campo e a figura do Vaqueiro, foi o objetivo central da 3ª Missa do Vaqueiro, Agricultor e Apicultor, promovida pela Paróquia de São Simão, sediada na cidade de Simões. As atividades que incluem uma cavalgada e a celebração religiosa aconteceram na tarde de domingo (01) e seguiram até a noite.

A presença de 250 vaqueiros de Simões e vindos dos municípios de Itainópolis, Alagoinha, Betânia do Piauí, Patos do Piauí, Marcolândia e Padre Marcos, além dos espectadores, tomaram conta do município e atraíram a atenção de todos. A missa rompeu fronteiras e reuniu ainda vaqueiros de outros Estados como do Ceará e Pernambuco.  

CONFIRA IMAGENS!

O pároco da Paróquia de São Simão e idealizador do evento, padre Miguel Feitosa, explicou que desde o início do ano a Missa do Vaqueiro vinha sendo projetada pelas pastorais locais e contou com o apoio do poder público municipal e do setor privado. Segundo ele, a Missa do Vaqueiro, Agricultor e Apicultor representa as raízes da população simoense, uma mensagem que deve ser levada às futuras gerações.       

Cavalgada contou com grande participação               

“Nós estamos fazendo um resgate da cultura. Nós vivemos na comunidade, onde tudo isso começou, no campo, trabalhando na agricultura, os vaqueiros cuidando dos rebanhos. Isto é uma forma de resgatar as nossas próprias raízes e repassar aos mais novos este conhecimento. Trabalhamos em equipe, mais de 30 pessoas organizaram esse evento e para nós é uma alegria imensa ver o resultado de tudo isso”, disse o pároco.

Um apoiador da 3ª Missa do Vaqueiro, o prefeito de Simões, Zé Ulisses, ressaltou a satisfação de governar o município que promove um evento com tamanha representatividade e organização, se tornando referência na macrorregião.

Padre Miguel agradeceu apoio do prefeito e da primeira-dama

“Esta é uma festa maravilhosa onde se encontram os nossos vaqueiros dessa região. A cada ano percebemos que vem aumentando o número de participantes e é uma satisfação grande ser prefeito deste município e ver uma festa maravilhosa como esta. A comissão está de parabéns pela organização da festa. Os vaqueiros, homens da roça, são pessoas lutadoras, trabalhadoras que contribuem de uma forma descente para o sucesso do nosso município”, frisou o prefeito.

A programação

A programação de atividades teve início às 15h com o Café da Tarde realizado no Centro de Treinamento Cristão de Simões. O café é uma iniciativa para recepcionar os vaqueiros locais e os visitantes, num espirito de acolhida.

Evento despertou toda comunidade simonense

Às 16h30min, os vaqueiros saíram da Igreja Matriz de São Simão em cavalgada pelas principais ruas da cidade. Os espectadores acompanharam a pé a procissão que foi animada com aboios interpretados pelos pernambucanos Joselio Aboiador e Inácio Aboiador.  

Seguindo a programação às 18h00 foi realizada a Santa Missa presidida pelo pároco Miguel Feitosa e concelebrada pelo padre Fernando Amando. A celebração religiosa foi voltada para a figura do vaqueiro e do homem do campo que participaram de vários momentos durante a Missa.

Uma das participações que emocionaram o público presente foi a apresentação de duas músicas inéditas que homenageiam a 3ª Missa do Vaqueiro, Agricultor e Apicultor, de autoria de Ana Caroline e Carioca. 

Após a Missa, foram distribuídos os brindes e servido o jantar comunitário para todos os presentes, animado com música ao vivo pelo cantor Demerval.

 

Comentários