Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Sinalização horizontal de trânsito é redesenhada pela terceira vez em cinco anos

Publicado em 14/10/2016
Por Jailson Dias
d0aa29f8175896f52ddc3f7ca4be.jpg
d0aa29f8175896f52ddc3f7ca4be.jpg
Faixas redesenhadas/Jailson Dias

A sinalização horizontal de trânsito do Centro de Picos está sendo redesenhada pela terceira vez em cinco anos. O trabalho teve início no último final de semana, e tem se estendido gradualmente pelas principais vias da cidade. Desta vez, ao invés de contratar uma empresa para o serviço, através de licitação, a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana decidiu empreender a tarefa em parceria com a Secretaria de Obras e Urbanismo.

A sinalização foi redesenhada no segundo ano da administração Kléber Eulálio, quando Danilo Guimarães coordenava oficialmente o antigo Departamento Municipal de Trânsito (DMT), hoje transformado em secretaria. Naquela ocasião foram dadas garantias de que a qualidade da tinta usada era boa e que não desbotaria com o tempo, fato não verificado, uma vez que um ano depois as faixas de pedestres, meio-fio, demarcação de estacionamento, estavam quase que invisíveis.

No período de quase um ano em que esteve à frente da já criada Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Manoel Vieira também empreendeu um reforço na sinalização vertical. Mas, mais uma vez, este não teve durabilidade.

Agora o atual titular da pasta também está fazendo o mesmo serviço. Edilberto  Cirilo declarou que havia pressa na realização desse empreendimento, motivo pelo qual a licitação teria sido dispensada. A Secretaria de Trânsito adquiriu as tintas usadas para o serviço, mas até o fechamento dessa matéria o valor do material e a quantidade adquirida não tinham sido informados.

Obediência

Espera-se que a nova sinalização perdure por mais tempo do que a anterior, pois quando o desenho está visível, motoristas e motociclistas obedecem com mais frequência a vez dos pedestres, por exemplo. No entanto, muito ainda precisa mudar para que o trânsito picoense seja mais civilizado.

Comentários