Domingo, 06 de Outubro de 2024

População opina sobre redução da bancada piauiense

Publicado em 05/05/2013
Por Jailson Dias
8f4aba5136cb82e759d2ce30cec4.jpg
8f4aba5136cb82e759d2ce30cec4.jpg
/

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reduziu de 10 para 8 o número de deputados federais que formam a bancada piauiense no Congresso Nacional, e de 30 para 24 o número deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Piauí. A decisão foi amparada no quesito da proporcionalidade, baseado no último censo do IBGE realizado em 2010.

A decisão vale para as eleições de 2014. Os deputados piauienses estão se mobilizando para anular a decisão do TSE alegando ser inconstitucional. Nossa equipe conversou com cidadãos picoenses sobre o que eles acharam dessa medida. As opiniões variaram desde apreensão até o sentimento de falta de representatividade política.

“Não vi com bons olhos, pois os estados menos populosos ficam sem representatividade. Mais um lapso político da pseudodemocracia brasileira”, professora Ana Karina Sampaio.

“Achei bom, não precisamos de tantos deputados assim”, capitã do Corpo de Bombeiros Ana Cléia Diniz Santos.

“O problema é que a maioria dos investimentos feitos no Estado são provenientes de emendas de bancada, então se reduzir esse número de deputados, acho q o estado também terá prejuízos”, doutoranda em Agronomia, Francimária Rodrigues.

“Eu não vejo com bons olhos. As vagas que serão diminuídas poderiam ser ocupadas por representantes do Piauí, sendo oportunidades para que fossem reivindicadas melhorias para o nosso estado. Uma vaga pode fazer a diferença, quando o assunto é a vontade de fazer a diferença”, acadêmico de História da UFPI, Elierson Moura.

“Aprovo. Motivo: pela burocracia existente e lentidão aos processos. Não é viável manter muitos deputados, visto também contenção de custo”, enfermeiro Adriano Moura.

Comentários
maria de Ftima Lacerda de Sá Barros
11/04/2013 20:32:57
Sem conversa fiada. (conserto de palavra)
Maria de Fatima Lacerda de Sá Barros
10/04/2013 17:12:24
Isso serve para que os nossos deputados procurem meios pra desenvolver o nosso estado, enquanto os habitantes da Amazonia eram menor que o Piaui, hoje o Piaui tem menos habitantes que a Amazonia, os nossos filhos migram pra outros estados a procura de sobrevivência, so bolsa familia não resolve o problema. E como o Ceara aumentou mais uma vaga? Cresceu e nós estamos sempre a trás. Vamos pensar em desenvolvimento sem conversa viada.