Apenas quatro escolas públicas estaduais jurisdicionadas a 9° Gerência Regional de Educação (9° GRE) de Picos, promoverão eleições para o cargo de diretor. Segundo a coordenadora de gestão e inspeção, Maria Oneide de Moura Luz, esse fato se deve a fatos como a existência de apenas um candidato e ao Processo de Seleção do Banco de Gestores, um curso oferecido pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), que passou a ser obrigatório para quem deseja o cargo administrativo máximo de uma unidade escolar.
Ao todo, 57 escolas estaduais de 22 municípios da região de Picos são jurisdicionadas a 9° GRE. As eleições acontecerão apenas na Unida de Escolar Jomásio dos Santos Barros, de Bocaina; Unidade Escolar Serafim José de Brito, de Campo Grande do Piauí; Unidade Escolar Dr. João Carvalho, de Dom Expedito e Unidade Escolar Miguel Borges de Moura, de Santo Antônio de Lisboa. Em cada uma delas há de três a quatro candidatos.
Apesar dos interessados em assumir a direção das escolas já serem conhecidos, o edital que regula o processo eleitoral ainda não foi divulgado. Maria Oneide explicou que o processo de escolha dos diretores neste ano obedeceu a três etapas: curso, provas e a eleição. Este último terminou por ser desnecessário na maioria das escolas, como já mencionado.
Quanto ao encerramento do processo e a posse dos novos diretores uma equipe da SEDUC está elaborando as portarias que podem ser enviadas a Picos ainda nesta semana. A partir de então serão realizadas as posses.