SALVA PICOS
Muito semelhante ao Muda Picos, cujos líderes chegaram a Prefeitura de Picos, o Salva Picos é um movimento que se propõe a lutar por mudanças para a cidade. Mesmo com a pequena participação popular na primeira reunião, os líderes prometeram que vão continuar.
ACIRRADA
As primeiras sessões da Câmara Municipal de Picos deste ano de 2017 estão bastante acirradas, pois vereadores da oposição e situação tem protagonizado debates acalorados sobre a gestão do Pe. Walmir Lima (PT). Algo muito diferente de tempos recentes.
INFLUÊNCIA
Há quem acredite que a política estadual interfira diretamente na atuação dos vereadores picoenses. Alguns destes são ligados a deputados que passaram a fazer parte da base de apoio a Wellington Dias, que é do mesmo partido do Pe. Walmir Lima. Será que alguns vereadores da oposição terão de moderar as suas críticas?.
REGIMENTO INTERNO
Outro ponto que tem gerado bastante discussão no legislativo municipal é o Regimento Interno. Recentemente o vereador Carluís Nunes (PSDB) não pôde usar a palavra porque não se inscreveu no livro de oradores. Carluís disse que o regimento não é claro em muitos aspectos, inclusive com relação a quem deve usar a palavra. O vereador se retirou da sessão.
ADIAR
Adiar ao máximo o processo que pede a cassação do Pe. Walmir Lima (PT) parece ser a estratégia da defesa do atual gestor. Até o governador Wellington Dias (PT) será convocado para depor. Esse resultado não será conhecido com menos de dois anos.
TRANQUILIDADE
Mesmo com a possibilidade, ainda que remota de perder o mandato, o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT), se diz tranquilo. Ele enfatiza que é prefeito atualmente graças ao povo de Picos que lhe escolheu no dia 02 de outubro de 2016. E continuará a ser prefeito se a justiça assim decidir.
PERIGO
As PIs (estradas estaduais) da região de Picos estão realmente perigosas. Além do asfalto repleto de buracos, a mata invade a pista, a maioria delas, cheias de curvas sinuosas. O cuidado deve ser redobrado.
PTB
E líderes do PTB, especialmente o deputado estadual Icemar Lavor Neri, o Nerinho, continuam se dizendo insatisfeitos com a divisão de cargos no executivo municipal. Tudo se resume a poder e influência.
COMEÇOU
Pesquisas eleitorais já divulgam a ampla vantagem de Wellington Dias para o Governo do Estado. Faltando mais de um ano para as eleições de 2018, parece haver poucas dúvidas da vitória do “Índio”.
NÃO VAI
O vice-presidente do PMDB do Piauí, João Henrique de Sousa, apareceu na pesquisa do Instituto Vox Populi com irrisórios 2% das intenções de voto. Parece que não vai. Nem adianta insistir.