Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

Sem meteorologista estação poderá ser fechada

Publicado em 09/10/2016
Por Redação
f37876a0078fbdb314eb62a7098c.jpg
f37876a0078fbdb314eb62a7098c.jpg
Meteorologista Eugênio Lopes/Reprodução

Após mais de quatro décadas no comando da estação meteorológica de Picos, o meteorologista Eugênio Lopes será afastado em meados de abril de 2018 pelo cumprimento da aposentadoria compulsória.  A informação é preocupante, pois em razão da ausência de um substituto, a estação que opera na ‘Capital do Mel’ vinculada ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) poderá ser fechada.

A estação de Picos foi fundada em 01 de novembro de 1965. Desde então tem exercido um importante papel na divulgação da previsão do tempo e demais informações meteorológicas que são do interesse popular e orientam os agricultores.

O meteorologista do INMET, em Picos, Eugênio Lopes, explicou que ainda não há um substituto para dar continuidade aos trabalhos. Segundo ele, o fechamento da estação pode trazer prejuízos irreparáveis à região.

“Desde seu surgimento a estação nunca foi fechada. Próximo ano eu vou me afastar, me aposentando pela compulsória que é a aposentadoria do servidor público por limite de idade. Até o momento não temos nenhuma informação por parte do órgão de uma pessoa ou mais de uma pessoa para dar continuidade ao serviço. Isso é muito preocupante, pois toda a meteorologia da macrorregião aferimos pela estação. Ela parando será um prejuízo enorme para Picos que é uma cidade polo”, disse o meteorologista.

Eugênio Lopes ressaltou que seu trabalho foi um marco na história da meteorologia de Picos, especialmente pela constante divulgação de informações. Fator que recebia pouca atenção no passado.

“Eu dei uma grande contribuição à meteorologia de Picos, pois antes não era tão vista como hoje. Está na eminência da estação fechar e falta vontade política”, frisou.

Uma alternativa para o problema é a busca de parcerias do INMET junto à órgãos federais, estaduais e municipais. Nestes termos, os órgãos cederiam o funcionário e o Instituto de Meteorologia concede a estação, sobretudo naquelas que os servidores estão se afastando.

Comentários