Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Belê participa da ampliação do Sisar de Picos para todo Piauí

Publicado em 08/10/2016
Por Edson Costa
58dc0d0d65fc5265456df4ae967f.jpg
58dc0d0d65fc5265456df4ae967f.jpg
Belê Medeiros com autoridades no encontro/CCOM

A deputada estadual Belê Medeiros (PP) participou nesta semana da apresentação do Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí (Sisar) desenvolvido pela Coordenadoria de Fomento Saneamento Rural (CFSR) do Governo do Estado e que tem como modelo o Sisar de Picos, sistema implantado no município desde 2004.

"Há uma preocupação muito grande não só por parte do Governo do Estado, mas também da nossa parte que visitamos as comunidades e sentimos de perto a dor das pessoas que vivem tendo esse bem negado que é a água. A ideia é que o Governo do Estado, através dessa parceria com a Macs Consultoria, a Coordenadoria de Fomento ao Saneamento Rural e o Instituto das Águas, a gente consiga ampliar o modelo que hoje é executado em Picos, que é o do Sisar, em um momento de integração do abastecimento rural", contou Belê.

A parlamentar destacou que o projeto inicialmente será ampliado para Teresina e a região metropolitana da capital e ao longo dos anos o objetivo é conseguir alcançar todas as comunidades rurais do Piauí.

"Essa reunião é fruto do trabalho que fizemos recentemente com o governador Wellington Dias na Alemanha onde lá tivemos oportunidade de nos encontrarmos com a equipe da Macs que vai fazer essa assessoria no que diz respeito a implantação do serviço de abastecimento de água e saneamento rural no estado do Piauí", explicou Belê.

Participaram da reunião Jairo Bezerra, Gerente Executivo do SISAR; Igor Miranda, Diretor Adm Financeiro da CFSR; Tiago Queiroz, engenheiro Macs; Carme Mota, advogada Macs; Kassyo Rodrigues, diretor administrativo da Macs; Wolfgang Schwaab, diretor de projetos Macs; deputada Belê Medeiros; Dr Gilberto Medeiros, Coordenador-Geral da CFSR; Dr Herbert Buenos Aires, Diretor-Geral Instituto de Águas.



SISAR COMO REFERÊNCIA
No modelo Sisar, o sistema de saneamento é gerido pela própria comunidade e o regime tarifário aplicado é utilizado para cobrir os custos dessa gestão. O Sisar de Picos foi criado e formatado com o apoio da Macs Consultoria, que atua no Piauí desde 2001.

Para o diretor da empresa, Kassyo Rodrigues, o projeto é de fundamental importância para garantir uma gestão adequada dos sistemas de água e esgotamento sanitário na zona rural. “Essa experiência já existe no Piauí desde 2004, com o primeiro Sisar que foi fundado no município de Picos. Esse workshop é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Fomento ao Saneamento Rural, para replicar essa experiência no estado do Piauí começando por Teresina, onde o Sisar irá atuar na zona rural da capital e região”, disse Kassyo.

CCOM

Comentários