Domingo, 20 de Abril de 2025

Cidades do interior sofrem com constantes ações criminosas

Publicado em 04/05/2013
Por Marta Soares
a6a52983a02992dc260c2e0bdc69.jpg
a6a52983a02992dc260c2e0bdc69.jpg
/

Os moradores do interior do estado do Piauí estão perdendo o que antes era motivo de orgulho para eles e invejado para quem mora nos grandes centro a tranquilidade. Grupos armados tem tirado o sossego à população e levado terror.

Em um mês foi registrado um assalto a cada dia útil a agências do Correios e correspondentes bancários que também são alvos das quadrilhas.

Moradores estão assustados com a ação cada vez mais audaciosa de bandidos. A rotina de cidades do interior já não é mais a mesma. A agência do único bando da cidade de São Félix do Piauí, a 153 quilômetros ao Sul de Teresina, foi o estrago mais recente provocado por ações criminosas. Além do bando existe uma casa lotérica e a agência dos Correios, três instituições financeiras a mercê dos bandidos.

Agência dos correios do município é um prédio pequeno visivelmente sem o mínimo de segurança onde um único vigilante faz a segurança do estabelecimento. De acordo com o aposentado Firmino Ferreira, é um local frágil devido à insegurança. “Eu entro aqui mais é nervoso o tempo todo”, disse.

A cidade tem pouco mais de três mil habitantes e só este ano já enfrentou três graves situações de assalto ou arrombamentos. O primeiro a agência bancária, que foi destruída por explosivos, depois os Correios, dois assaltos em menos de 72h. Os crimes aconteceram entre o final de fevereiro e início de o março.

Na cidade de Bonfim do Piauí, a 600 quilômetros ao Sul da capital também foi alvo das quadrilhas. De acordo com um vigilante que não quis se identificar, desabafa sobre a situação. “Eu acho que é uma profissão de risco. Todos são suspeitos, com tantos assaltos que ocorrem”, relata.

Na única agência dos Correios da cidade não existe portas giratórias ou detectores de metal como manda a lei, há pouco dias ela também foi alvo de bandidos. Para o carteiro Everaldo Damasceno, os moradores e funcionários correm perigo já que o local é desprovido de segurança. “Nós não nos acostumamos com o medo. Não podemos fazer nada, temos que suportar”, fala Damasceno.

Segundo levantamentos feitos pela Polícia Federal, duas cidades do Piauí lideram a quantidade de invasões a agência dos Correios. Nos últimos cinco anos foram 17 ocorrências em Lagoa do Piauí entre assaltos, roubos e arrombamentos. No mesmo período a cidade de Bertolínia na região Sul registrou 9 casos.

As cidades do interior se tornaram alvos por conta da falta de segurança nas agências. Em 2012 foram registradas 133 ocorrências entre assaltos e arrombamentos. Neste ano já foram 57.

Fonte: G1 PI

Comentários