Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Wellington Dias lidera pesquisa e é favorito para mais um mandato

Publicado em 07/10/2016
Por Jailson Dias
08af5e7357897fed4449b6bca050.jpg
08af5e7357897fed4449b6bca050.jpg
Wellington Dias deve ser eleito para mais um mandato/Edson Costa

Recente pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi aponta o favoritismo absoluto do atual governador do Piauí Wellington Dias (PT) para as eleições estaduais de 2018. Wellington, que já está em seu terceiro mandato, aparece bem à frente do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). O petista tem 55% das intenções de voto, enquanto o tucano, que está em segundo, tem apenas 20%.

Em terceiro lugar aparece o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PP). Ele tem 11% das intensões de voto, enquanto o presidente nacional do SESI, João Henrique Sousa (PMDB), conta com irrisórios 2% da preferência popular. Este último, por sinal, deixa clara a sua antipatia pelo PT e foi contra a adesão do seu partido, no qual exerce a vice-presidência estadual, ao Governo.

A pesquisa, realizada entre 31 de março e 06 de abril, com eleitores a partir de 16 anos residentes no Piauí, também revelou um número surpreendente, Wellington Dias venceria Firmino Filho na capital. Em Teresina ele teria 43% das intensões de voto, enquanto seu principal adversário, mesmo governando o município, tem apenas 27%.

O Governador é reconhecidamente forte no interior do Piauí, façanha que não se repetiria na Capital. Para chegar a esses dados o Instituto Vox Populi afirma ter entrevistado mais de 1200 pessoas em 52 municípios de todo o Estado.

Favoritismo

Os números confirmam algo que é de conhecimento geral, o favoritismo do governador Wellington Dias. Mesmo fazendo uma administração com dificuldades, devido a questões como a crise financeira e após aprovar um projeto que congela os salários dos servidores públicos por dez anos, o “índio”, como também é chamado, parece desfrutar de uma popularidade quase sobrenatural.

Caso consiga se reeleger em 2018 Wellington Dias entrará para a história como o segundo político a governar por mais tempo o Piauí. O primeiro foi Manuel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba, que administrou o Piauí por 20 anos, quando este ainda era uma província, logo após a Independência do Brasil no século XIX.

Comentários