Domingo, 06 de Outubro de 2024

Seca do Rio Guaribas vai causar prejuízos a projetos de irrigação

Publicado em 04/05/2013
Por Jailson Dias
b4a105a8985d4787976fec138f6d.jpg
b4a105a8985d4787976fec138f6d.jpg
Imagem do perímetro urbano do Rio Guaribas/Jailson Dias

A comunidade de Torrões, município de Picos, não esconde a tristeza ante a seca que aflige a região, e a triste iminência do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DENOCS), fechar as comportas da barragem de Bocaina, medida necessária para evitar que o reservatório seque de uma vez. O vereador Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PMDB), representante político daquela comunidade, informou que os prejuízos financeiros serão incalculáveis.

Ele informou que são mais de 100 agricultores trabalhando com irrigação na chamada “grande região de Torrões”, conseguindo daí emprego e renda. “Mudou aquela comunidade, aquela região, a situação financeira da população melhorou muito, e o que agente vê agora com muita tristeza, aí a frente, disso tudo se acabar”, declarou.

O vereador diz que uma das situações debatidas seria pedir ao DNOCS que abrisse mais as comportas, ao invés de fechá-las, para garantir que novos poços artesianos fossem cavados na região, garantindo assim a continuidade dos projetos de irrigação. No entanto, o vereador Renato reconhece que nem todos podem cavar poços, projeto orçado em até R$ 40 mil.

“Muitos já perderam tudo, mais de 30 dias sem aguar as plantas, com a chuva dos últimos dias houve um alívio, porque criou água no rio”. Pelas palavras do vereador apenas a chuva poderia salvar a produção desse ano. “É quase certo acontecer que neste verão não tenhamos água no Rio Guaribas, aí sim, vamos acabar com um grande projeto que gera de 500 a 600 empregos diretos para a fábrica, sem falar na feira e na comercialização”, explicou.

Os projetos de irrigação não se limitam apenas a região de Torrões, mas no bairro Ipueiras e povoado Umarí também podem ser verificados projetos semelhantes. Ao todo seriam pelo menos 1000 pessoas que vivem de projetos a partir do Rio Guaribas e barragem de Bocaina. “Só em Torrões são mais de 100 irrigantes, sem falar no restante do município de Picos, não tenho dúvidas que essa barragem gera mais de 1000 empregos diretos”, declarou.

Para o vereador Renato todas as ações que poderiam adotadas pelo poder público: Câmara Municipal, Prefeitura Municipal e Governo do Estado já foram tomadas, agora só resta esperar chover. Na comunidade de Torrões existem pelo menos três associações importantes, de moradores, a Fundação Rio Guaribas e a Cooperativa Agroindustrial do Vale do Guaribas (COMAVEG).

Comentários