Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

Bispo de Picos preside Missa Solene da Ceia do Senhor com cerimônia do lava-pés

Publicado em 02/10/2016
Por Edson Costa
25894cfa0eae575de044fbb31b7a.jpg
25894cfa0eae575de044fbb31b7a.jpg
Dom Plínio durante cerimônia do lava-pés/Cleuma Silva

O bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, presidiu na tarde/noite dessa Quinta-Feira Santa, 13 de abril, a Missa solene da Ceia do Senhor com a cerimônia do Lava-pés na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, em Picos. A Eucaristia foi concelebrada pelos padres Francisco Pereira Borges e David de Sousa Barros.

Na homilia, Dom Plínio recordou o significado do gesto de Jesus ao lavar e beijar os pés dos apóstolos durante a última ceia. Conforme o bispo, “foi uma demonstração de humildade que deve ser seguida pelas pessoas”.

Dom Plínio ainda explicou o significado da celebração da Ceia do Senhor que marca a abertura do Tríduo Pascal e a sua importância para a Igreja “Hoje, com esta celebração, nós relembramos a instituição da Eucaristia, sacramento central da nossa vida cristã. Instituído por Cristo! Recordamos, também, a instituição do sacerdócio ministerial. Portanto, é um acontecimento muito valioso. Podemos até dizer que é o dia da missa, que se criou a partir da última ceia que Jesus celebrou com os seus discípulos”.

Após a homilia, aconteceu o gesto do lava-pés, o bispo lavou e beijou os pés de 12 homens da comunidade representando o mesmo gesto de Jesus.

No final da celebração o Santíssimo Sacramento foi transladado para o Sacrário onde permanece até a celebração desta Sexta-Feira Santa, 14. Após o ato, a comunidade seguiu em vigília até a meia noite.

Por Cleuma Silva/PASCOM

 

Comentários