Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Picoenses exercem influência no governo Wilson Martins

Publicado em 04/05/2013
Por Jailson Dias
c0764384cee9d214868b9cb8b166.jpg
c0764384cee9d214868b9cb8b166.jpg
Deputados picoenses exercem influência no Governo/Edson Costa

Desde 1948 que a cidade de Picos e sua região não ficam sem representação na Assembleia Legislativa do Piauí. De lá até os dias atuais o município sempre contou com representantes no legislativo estadual, posição que permite aos políticos galgar cargos no primeiro escalão, como as sonhadas Secretarias. No momento alguns representantes da região participam diretamente do Governo Wilson Martins (PSD), desfrutando posições de influência e destaque.

O integrante mais recente do Governo é o deputado estadual Ilcemar Lavor Neri, o Nerinho (PTB). Empossado pelo Governador Wilson Martins, no cargo de secretário de Turismo, em solenidade realizada no dia 13 de março, no Palácio de Karnak, em Teresina, o novo secretário enfatizou seu compromisso com todo o Piauí. Em quase um mês de gestão ele anuncia a construção de um Centro de Convenções para Picos.

Somando-se aos seus sete mandatos consecutivos como deputado estadual, Wartons Santos (PMDB), ocupa há mais tempo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, que tem se revelado estratégica para o Piauí. Dentre as suas indicações mais importantes esta a chefia do Programa de Combate a Pobreza Rural (PCPR), encabeçado por Fernando Danda.

Efetivado como deputado estadual em fevereiro de 2011, Tadeu Maia Filho, o Tadeuzinho (PSB), natural de Itainópolis, vem lutando pela implantação de uma Zona de Processamento de Exportação. Para somar ao seu trabalho está o seu pai, ex-deputado estadual Tadeu Maia, que ocupa a presidência do Instituto de Terras do Piauí (INTERPI).

Ainda há a coordenação estadual que o vereador Diógenes Medeiros (PPS) alegou que assumirá nos próximos dias, contando com o forte apoio da deputada estadual Tasmânia Gomes de Medeiros, Belê (PSB), sua tia, que esteve cotada para ser a líder do Governo na Assembleia.

A população só espera que um número considerável de representantes em posições estratégicas do Governo do Estado mais recursos possam ser investidos na cidade, garantindo assim mais obras para toda a região de Picos.

Na história política do Piauí, um dos casos mais notórios de influência na administração estadual foi o de Helvídio Nunes de Barros, que de deputado estadual eleito, foi alçado a titular da Secretaria de Viação, Obras Públicas, Agricultura, Indústria e Comércio do Piauí (SEVOPAIC), do Governo Petrônio Portela, logo em seguida chegando a governador do Piauí.

Comentários