A direção do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) celebrou com os alunos do 6º ano ao Ensino Médio a comemoração dos 3 anos de criação da Academia de Letras Escolar InfantoJuvenil Ir. Maria Helena Matias. Durante manhã e tarde aconteceram no pátio da escola apresentações de poemas, declaração de cordel, pronunciamentos, entoação de paródia, parabéns e orações, além da apresentação do banner com o símbolo impar da Academia.
Criada no dia 28 de março de 2014, a Academia de Letras do IMH tem sido um grande incentivo ao protagonismo dos acadêmicos na criação literária e demais manifestações artísticas. “A Academia de Letras em nossa escola tem sempre seus projetos voltados no sentido de que o aluno cada vez mais busque o interesse pela leitura, o gosto de querer ler, o gosto de querer escrever, de ir além da imaginação, tornado uma pessoa sábia. É uma forma de provocar e convocar nosso aluno para ler e com isso vem às inspirações surgindo grandes escritores”, destacou a Ir. Ana Tereza, diretora da instituição.
Ir. Ana Tereza, idealizadora da Academia, comemora sucesso do projeto
Durante a comemoração que aconteceu nos dois turnos as acadêmicas Juliana Gurgel, Lívia Marques Neiva, Franciane Aguiar e Maria Lúcia Valença, ocupantes das cadeiras 1, 11, 27 e 87, respectivamente, declararam poemas. Logo após o pronunciamento da diretora um grupo de acadêmicos tocou e entoou uma paródia sobre a importância da Academia. Os momentos foram encerrados com os parabéns e orações.
Membros da Academia de Letras do IMH
Já o presidente da academia, o aluno Marcos Mateus, ocupante da cadeira 75 e patroneado pelo Padre Júlio Maria de Lombaerde, proferiu seu discurso. “Nós que fazemos parte da diretoria desta academia nos sentimos com a missão cumprida, pois são três anos caminhando juntos, realizando sonhos. Procuramos em todo instante honrar o nome da Ir. Helena, como também o nome do Instituto Monsenhor Hipólito. Logo estarei terminando o Ensino Médio e novos acadêmicos assumirão este posto. Só tenho que agradecer a confiança a mim deposita e dizer que levarei comigo o orgulho de ter participado desta academia e ser o seu primeiro presidente”, ressaltou.
Acadêmica durante apresentação de poema
De acordo com a professora Hosana Brito, coordenadora da Academia, é percebível o desenvolvimento dos alunos acadêmicos. De acordo com ela a Ir. Ana Tereza foi muito feliz ao implantar na escola a Academia, o que tem vem contribuindo de forma significativa no crescimento educacional dos alunos.
Nossa reportagem também conversou com a ocupante da cadeira número 1, a aluna Juliana Gurgel. A estudante lembrou que a Academia proporcionou para os seus acadêmicos uma maior ligação com a arte, com a literatura e com a escrita. “É um projeto excepcional que nos tem influenciado na parte das artes”, finalizou.