Na manhã desta segunda-feira (20), os alunos do 8° Ano do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), realizaram a exposição de receitas produzidas com alimentos saudáveis. A ação pedagógica marca o encerramento da II EXPOCIÊNCIAS que este ano trouxe como temática “Comer bem para viver melhor”.
A exposição transcorreu de forma bastante interativa. O conhecimento não ficou restrito apenas aos integrantes do Projeto, as demais turmas do Instituto foram convidadas a participarem da exposição, bem como degustarem as ‘delícias culinárias’.
A professora de Biologia do 8° ano e uma das organizadoras do Projeto, Gabriela Cavalcante, enfatizou que antes da exposição os alunos tiveram duas semanas de preparação com a explanação de conteúdos teóricos sobre a temática dos grupos de alimentos e seus nutrientes. Para ela, o resultado final foi surpreendente pelo nível de empenho e aprendizagem dos participantes.
“Durante a exposição, os alunos explicam a importância dos nutrientes e apresentam alimentos saudáveis. O objetivo é que este conhecimento chegue até a população para que os mesmos venham adotar hábitos saudáveis. Nestas edição os alunos me surpreenderam devido a dedicação, sempre procuraram trazer apontamentos além do que estava na aula, o que só enriquece a aprendizagem”, afirmou a professora.
Gabriela Cavalcante
A professora de Educação Física, Larissa Borges, ressaltou que a prática de exercícios físicos é um forte aliado para a manutenção de hábitos saudáveis. Segundo ela, o projeto desenvolvido pelos alunos do IMH, onde estes puderam avaliar o gasto calórico do corpo humano durante o exercício físico só vem reforçar esta assertiva.
“Nós trabalhamos com nossos alunos a temática do gasto calórico durante a prática de atividades físicas realizadas no Instituto Monsenhor Hipólito, como futebol, dança, handebol. A Expociências é um grande evento desenvolvido aqui na escola e só tem melhorado cada vez mais o conhecimento dos estudantes, pois além da aprendizagem sobre os alimentos saudáveis também aliou-se a importância dos exercícios físicos”, disse Larissa Borges.
Ao lado esquerdo da imagem, professora Larissa Borges
A experiência da II Expociências foi também avaliada como positiva pela estudante do 8° Ano, Natália Luz. A aluna destacou que o projeto trouxe como significado maior - a conscientização de que a alimentação saudável é o instrumento mais acessível para que o ser humano tenha mais qualidade de vida.
“O projeto nos ensinou a se alimentar melhor, desenvolver nosso conhecimento sobre os nutrientes. Além de ser um projeto totalmente prazeroso porque estamos fazendo uma coisa que a gente gosta”, frisou.