Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

Refrigerantes e produtos de beleza lideram apreensões da Vigilância Sanitária em Picos

Publicado em 18/08/2016
Por Redação
844656e59a926accf16756432571.jpg
844656e59a926accf16756432571.jpg
Produtos com a data de validade raspada./Paula Monize

Apreensões de materiais com prazo de validade expirado tem sido uma ação constante na Vigilância Sanitária de Picos. Refrigerantes e produtos de beleza estão entre os itens que lideram as ocorrências. Para disfarçar o problema, os proprietários dos estabelecimentos fiscalizados até recorreram à estratégia de raspar a data de validade que consta no rótulo.

Diante do quadro, a orientação da Vigilância Sanitária é que os consumidores fiquem atentos aos prazos de validade dos produtos para que não comprem “gato por lebre” e não corram riscos de enfrentar problemas de saúde devido o uso destes materiais.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária de Picos, Rita de  Cássia, entre os refrigerantes a Coca-Cola Zero é a campeã dos itens apreendidos. Segundo ela, devido a pouca demanda em alguns casos sequer o proprietário do estabelecimento se dá conta que o produto está com o prazo de validade expirado.

“Entre os refrigerantes a Coca-Cola Zero é a campeã. Porque é um produto que não é muito consumido e muitas vezes o proprietário alega que até esquece de checar a validade dos produtos por não sair tanto. A apreensão tem sido considerável”, disse a coordenadora.

Rita de Cássia, coordenadora de Vigilância Sanitária de Picos

Em se tratando dos produtos de beleza, como shampoos, condicionadores, máscara capilares, a situação é ainda mais preocupante. Nas últimas fiscalizações realizadas pelo órgão, vários produtos estavam com o rótulo de validade raspado.

“Muitas vezes o consumidor não se atenta a isto. Até mesmo o rótulo raspado passa despercebido. Apreendemos muito shampoos, temos um estoque já e as fiscalizações e apreensões não param”, enfatizou.

Rita de Cássia ainda acrescentou que algumas apreensões estão em processo judicial e que devido a complexidade permanecem em sigilo.

 

 

Comentários