Domingo, 06 de Outubro de 2024

Concluída a adesivação do teto da Igreja Matriz de Picos

Publicado em 01/05/2013
Por Jailson Dias
ff36720a06370550fa1b856c8605.jpg
ff36720a06370550fa1b856c8605.jpg
Adesivação está concluída /Jailson Dias

Como prometeu o pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, Pe. Gregório Lustosa foi concluída a adesivação do teto do presbitério da Igreja Matriz de Picos. Quitada com recursos da Paróquia a adesivação ficou orçada em R$ 5 mil e foi realizada pela Color System. O “acréscimo” dessa obra de arte gerou polêmica entre fiéis que frequentam regularmente o templo, dentre eles o arquiteto e urbanista, Plínio Campos de Araújo, especialista em restauração e ex-funcionário do IPHAN de Pernambuco.

Ele argumenta que o estilo “gótico” da igreja não comportaria esse tipo de arte, menos ainda adesivação. “Sendo uma igreja gótica (neogótica) não lhe cabe pinturas, muito menos adesivações! Há pinturas em igrejas góticas, mas essas são feitas em retábulos (quadros) em pequenos altares. O que vemos em nossa querida Catedral nada mais é do que um PASTICHE. De péssimo gosto, por sinal”.

Para o arquiteto a beleza da igreja estaria em sua atmosfera “tranquila”, com ênfase para os vitrais. Ele levantou ainda mais uma questão polêmica. “O que dizer do duramento das colunas? Do arrombamento das paredes da nave para colocação de ventiladores industriais? Abalando ainda mais os vitrais já fragilizados! Será que não poderia ter sido utilizado esse recurso para substituição do piso, do restauro dos vitrais, da inspeção do telhado ou para obras sociais?”, indagou.

Procurado pela nossa equipe, o pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, Pe. Gregório Lustosa, declarou que a sua intenção é acrescentar algo que venha a gerar contemplação por parte dos fiéis durante as suas orações. “Se você olha, você vê algo mais, algo das imagens dos santos, não sei se essa crítica está vindo de pessoas que não acreditam nos santos, porque aqui não está ferindo em nada a beleza da Catedral, está acrescentando, e não está ferindo a questão do patrimônio, porque a igreja não foi tombada”, desabafou.

O Pe. declara ainda que não há descaracterização do templo original. “Eu quero que alguém diga, se descaracteriza, em que? Porque aqui só está acrescentando beleza, se houvesse imagens e eu estivesse cobrindo, tirando uma pintura existente e colocando outra, mas eu estou acrescentando. Quero que alguém que está criticando se dirija a mim”, conclamou.

Também foram verificadas muitas mensagens de apoio que diziam que a igreja está ficando mais bonita.

 

 

 

Comentários
Antonio Borges de Moura Leal
06/04/2013 19:11:23
Paz e alegria ! Parabéns Pe. Gregório, ficou linda nossa igreja esse urbanista Plínio Campos de Araújo deveria criticar a destruição das casas em frente a praça Félix Pacheco.