Quarta-Feira, 23 de Abril de 2025

Rotary Club de Picos realiza ação de saúde da mulher na penitenciária feminina

Publicado em 01/05/2013
Por Marta Soares
b84023bfa0dfa43f09374fab946c.jpg
b84023bfa0dfa43f09374fab946c.jpg
Detenta sendo atendida pela ginecologista Odete Vila Verde/Maria Santana

Teve início neste sábado (06) a segunda etapa da ação realizada pelo Rotary Clube de Picos, promovida pela presidente da instituição, a ginecologista Odete Vilaverde. O projeto, que é dividido em três etapas, inicia agora a fase das consultas das detentas da penitenciária feminina, onde o objetivo é prevenir o câncer de mama, tuberculose e DST's e outras doenças que atingem o público feminino.

As detentas que aceitaram participar da ação, terão avaliação clínica, radiológica, ultrassonográfica, mamográfica e citopatológica, além de exames de prevenção do câncer do colo de útero,  realizados pela ginecologista Odete Vila Verde e uma equipe de outros profissionais parceiros desta ação. 

"O propósito é atender as mulheres privadas de liberdade. São ações preventivas e de planejamento familiar para estas vinte detentas. Para isso contamos com o apoio dos agentes penitenciários e da diretora da penitenciária feminina, Elizete Ibiapina", diz a ginecologista Odete Vila Verde.

Na primeira etapa, as detentas assistiram a duas palestras educativas sobre a saúde genital. Esta iniciativa, segundo Odete, decorre do aumento do número de mulheres detidas e pela preocupação do Rotary Club de Picos em contribuir com a melhoria da qualidade de vida e saúde da nossa sociedade através do ideal de servir ao próximo.

Comentários