Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

Moradores de Alto dos Canudos protestam contra fechamento de escola da comunidade

Publicado em 07/08/2016
Por Jailson Dias
c937488e8a66603188ecc0868bc6.jpg
c937488e8a66603188ecc0868bc6.jpg
Moradores de Alto dos Canudos/Jailson Dias

Os moradores do povoado de Alto dos Canudos, localizado a 20km dom centro de Picos, estiveram presentes na sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na tarde da quinta-feira, 23, para protestar contra o fechamento da Escola Municipal José Ferreira Lopes, que funcionava na comunidade, ocorrida no início desse ano, devido o chamado processo de “nucleação” das unidades escolares.

Com essa nova medida os alunos foram deslocados para a escola municipal localizada no povoado Torrões. As mães não aceitam essa determinação da Secretaria Municipal de Educação de Picos, e, segundo informaram, estão se recusando a mandar os filhos para escola, pedindo a reabertura do prédio que hoje está fechado.

Adelino Ferreira

O líder comunitário e professor aposentado, Adelino Ferreira, entende que a decisão foi arbitrária, pois a população não foi consultada. Ele argumenta que o prédio era bem estruturado com número de salas suficientes para os 35 alunos que estudavam em Alto dos Canudos. Os estudantes só eram remanejados para outras escolas a partir do 5°ano do Ensino Fundamental.

Maria Do Carmo

A mãe de um dos estudantes, senhora Maria Do Carmo, se diz inconformada com a mudança, e declarou que o ônibus designado para fazer o transporte das crianças não oferece segurança. “Não queríamos ver a nossa escola fechada e não queremos trazer os alunos para Torrões, pois são 35 alunos e apenas quatro estão vindo”, declarou.

O processo de “nucleação” das escolas começou a ser adotado apela Secretaria Municipal de Educação neste ano de 2017 sob o argumento de que muitos prédios não possuem número suficiente de estudantes, tornando necessário reuni-los em um mesmo prédio. A medida vem enfrentado resistência em outros bairros e localidades.

Comentários