Domingo, 06 de Outubro de 2024

Moradores circundam rua com cerca elétrica

Publicado em 01/05/2013
Por Jailson Dias
9b1ce0dbd844c8faaf002b2b1be8.jpg
9b1ce0dbd844c8faaf002b2b1be8.jpg
Moradores intensificam proteção pessoal/Jailson Dias

O número de casas protegidas com as famosas cercas elétricas só cresce no município de Picos, uma vez que os preços dos produtos de segurança têm decaído, ao passo que os índices de violência aumentam. Um dos casos mais curiosos pode ser verificado em um conjunto de residências da Rua Antônio de Carvalho, bairro Ipueiras.

O técnico de informática, José Roberto, que habita a rua com a família, explica que inicialmente o processo de cercar as casas foi combinado entre alguns vizinhos, vindo depois a adesão por parte dos demais. Ele explica que o cercamento acontece em média a cada três casas, do qual uma delas origina a fonte de energia que percorre o arame.

A energia é gerada a partir de uma das casas, garantindo assim o pulso elétrico para as outras duas. José Roberto diz que o valor é tão pequeno que não é necessário “rachar” a conta com os demais vizinhos, não havendo ônus financeiro para a sua família. As despesas foram divididas de forma equânime quando da instalação do material. “Saiu em torno de R$ 1.500,00”, informou.

A cantora e radialista Flavenildes Santana, que também reside na Rua Antônio de Carvalho, explica que a adesão de sua família a esse sistema foi natural, uma vez que a violência tem crescido. “Pelo aumento da criminalidade na nossa cidade, os furtos a residências cada vez mais frequentes”, explicou.

O sistema de cercamento não foi adotado em toda a rua, apenas nas casas mais novas, construídas há pouco tempo. A principal motivação para que os vizinhos tenham aderido a esse sistema foi o arrombamento verificado em uma das casas, ocasião em que diversos objetos pessoais da família foram levados.

Para o empresário Ailton Lima Batista, que trabalha no setor há sete anos, esse crescimento da segurança privada é fruto tanto da necessidade cada vez maior que as pessoas tem sentido de se precaverem ante o aumento da criminalidade, como também do aumento do poder de compra do consumidor picoense, frisando os valores relativamente baixos de alguns equipamentos.

Uma cerca de 80 metros linear medida usada nesse caso custaria em torno de R$ 1.200,00, valor que tem facilitado acesso de cada vez mais pessoas.

O empresário explica que a cerca elétrica é capaz de gerar uma descarga de 10 a 12 mil volts, mas não é projetada para matar, apenas para repelir possíveis invasões. Diferentemente de um fio de alta tensão comum que atrai e gruda em uma pessoa, a cerca repele o indivíduo ante o mais leve toque. O consumo médio de energia uma cerca elétrica é de uma lâmpada de 40 volts.

Comentários