Domingo, 06 de Outubro de 2024

Oscilações de energia ocasionam problemas na iluminação pública de Picos

Publicado em 01/05/2013
Por Jailson Dias
be669a612af8bc20f2f464df4fca.jpg
be669a612af8bc20f2f464df4fca.jpg
Oscilações de energia prejudicam iluminação pública/Jailson Dias

A reclamação é do coordenador da Iluminação Pública no Município de Picos, Erasmo Vlane. Ele relata que as constantes oscilações no fornecimento de energia elétrica prejudicam a iluminação pública da cidade. Segundo explicou a sobrecarga dos transformadores provoca a queda das chamadas “canelas”, deixando bairros inteiros sem luz nos postes.

“Quando a canela cai há um sistema de retorno de carga e desliga a nossa chave também, eles vão lá, o pessoal da manutenção da concessionária, religa a chave, só que a nossa canela continua caindo e a população reclama, mas o nosso sistema não religa, cabe a população procurar a Garagem Municipal que eu estou aqui para atender a população e resolver o problema”, explicou.

Quando os funcionários da Eletrobrás religam a energia de um bairro, a corrente de retorna de forma mais intensa, o que resulta na queima dos reatores de cada lâmpada, tornando necessária a substituição de todo o material. As lâmpadas mais utilizadas atualmente são as de vapor de sódio, nas potências de 70 watts, 270 watts e 400 watts.

A prefeitura tem reduzido a utilização de algumas lâmpadas atendendo um pedido da Eletrobrás que alegava ser prejudicada devido o alto consumo de energia por parte das lâmpadas mais potentes. Elas são utilizadas apenas em avenidas e nos circuitos em que a gestão municipal dispõe de um transformador.

Erasmo informa ainda que os bairros de Picos que apresentam mais problemas na iluminação pública são Aerolândia, COAHB, Junco, Ipueiras, mas de grande parte da cidade são verificados cidadãos reclamando da iluminação pública. “São problemas de oscilação de energia, mas nós, quando podemos estamos fazendo a nossa parte”, declarou.

Atualmente o escritório de Coordenação da Iluminação Pública está localizado na Garagem Municipal, mesmo setor onde funciona a Secretaria de Serviços Públicos, em frente a Escola Normal Oficial de Picos (ENOP). Ainda não há um telefone disponível para atender a população. Em caso de reclamação as pessoas devem se deslocar até a garagem.

Comentários