No seu mais recente trabalho de fiscalização a Vigilância Sanitária de Picos apreendeu sprays para o cabelo, refrigerantes e água mineral cujo prazo de validade já havia vencido. A coordenadora, Rita de Cássia, recomenda aos foliões que ao realizarem qualquer compra no corredor da folia e nas ruas, de forma geral, que olhem a data de validade para saber se aquele produto está apto para o consumo.
Mesmo uma água mineral vencida pode oferecer riscos à saúde. Para garantir as vendas, alguns comerciantes menos escrupulosos raspam a data de validade da embalagem do produto, engando assim o cliente. “Já encontramos sprays com a de validade de 2014, então, que tenham muito cuidado, pois você pode adoecer botando no cabelo ou usando nas pessoas. Pode ter queda de cabelo, afetar os olhos, enfim, pode causar vários problemas”, comentou.
Rita de Cássia recomendou que às pessoas não bebam água de côco cuja validade já tenha vencido depois dos 10 dias, pois por se tratar de algo que será ingerido, afetará a saúde irremediavelmente.
Proibido
Rita de Cássia recomendou ainda as bancas de vendas de bombons e doces que não comercializem cigarros no mesmo espaço, pois isso pode influenciar as crianças, principais clientes desse comércio. Essa, por sinal, é uma recomendação do Ministério da Saúde. “Não botem os cigarros perto das balas ou de outros produtos que estiverem vendendo”, alertou a coordenadora da Vigilância Sanitária.