Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Vereadores da oposição e agentes de saúde discutem atraso salarial e estabelecimento de data base

Publicado em 27/07/2016
Por Jailson Dias
7baf58ce6b1e336dafd00b24dc22.jpg
7baf58ce6b1e336dafd00b24dc22.jpg
Vereadores se reúnem com agentes de saúde/Jailson Dias

Os vereadores da oposição e representantes das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) realizaram uma reunião na manhã desta quarta-feira, 15, na sala da presidência da Câmara Municipal de Picos, para debater o atraso salarial da categoria e também o estabelecimento de uma data base para o pagamento  dos salários, que atualmente depende da data em que é são feitos os repasses do Ministério da Saúde.

Segundo a presidente da Associação das Agentes Comunitárias de Saúde, Eva Evangelista, a reunião foi convocada pela vereadora Valdívia Santos (PRP), e após as conversações com os demais vereadores foi decidido sobre a realização de uma nova reunião, desta vez com a presença da Secretária de Saúde, Maria do Socorro, e com o prefeito, Pe. Walmir Lima (PT).

“Que a gente se sente, nessa reunião ampliada, para que possamos chegar a um acordo”, comentou Eva Evangelista.

Ela informou ainda que neste mês de fevereiro as agentes de saúde receberam o salário de dezembro, mas como o repasse efetuado pelo Ministério da Saúde está atrasado, a categoria ainda não foi paga pelo mês de janeiro.

A vereadora Valdívia Santos informou que o objetivo final é elaborar uma lei que estabeleça a data base para o pagamento das agentes de saúde, independente do repasse do Ministério da Saúde. “O que queremos nesse momento é que eles se organizem em termos de Secretaria de Saúde para que façam esses pagamentos”, explicou.

O vereador Afonso Guimarães, o Afonsinho (PP), declarou que os agentes de saúde devem ser pagos no mesmo dia que os demais servidores da administração. “Nada mais justo, pois eles são servidores do município. O Ministério da Saúde faz o repasse, mas o município é responsável por esses funcionários”, comentou.

Participaram da reunião na manhã desta quarta-feira os vereadores: Rinaldinho (PP), Valdívia Santos (PRP), Afonsinho (PP), Dedé Monteiro (PPS) e Simão Carvalho (PSD). Esse último não é oposição nem situação.

A nova reunião deverá acontecer na próxima quarta-feira, 22, às 9h00.

Comentários