Sábado, 05 de Outubro de 2024

Câmara de Santana do Piauí inicia ano Legislativo

Publicado em 23/07/2016
Por Redação
65fd1dbea2523b72306af73647c5.jpg
65fd1dbea2523b72306af73647c5.jpg
Ao centro presidente da Câmara, Geosmar Pedro de Aquino. No lado direito prefeita Maria José/Paula Monize

Na noite desta sexta-feira (10), por volta de 19h20min, teve início a sessão solene que abriu oficialmente os trabalhos do Legislativo de Santana do Piauí. A solenidade contou com a participação massiva da população local, dos secretários municipais, dos nove vereadores e da prefeita Maria José de Sousa Moura (PP) que fez a leitura do Executivo Municipal.

A sessão foi declarada aberta pelo presidente da Casa, Geosmar Pedro de Aquino, o Bau (PSD). Em seguida, a prefeita Maria José de Sousa Moura (PP) foi convidada a fazer a leitura da mensagem do Executivo. Antes de iniciar a leitura, a prefeita solicitou que fosse feito um minuto de silêncio em homenagem à memória do eterno prefeito Francisco Borges. Na oportunidade Maria José ainda ainda apresentou que o vereador Ricardo Francisco Rodrigues (PTB) é o lider de governo da situação na Câmara.

Em suas palavras, a prefeita Maria José de Sousa Moura (PP) destacou o momento de desafios que tem enfrentado diante da situação de calamidade em que se encontra o município. No entanto, fez questão de ressaltar que os obstáculos não têm sido motivos para desânimo na caminhada à frente do comando de Santana do Piauí.

“Meus senhores, minhas senhoras, sabemos que estes quarenta dias de gestão tem sido marcado por muitos desafios. Encontramos um município que estava com pagamentos atrasados dos servidores da Saúde, Educação. O que fizemos? Pagamos em dias os salários que competem a gestão atual e estamos dialogando com as categorias para solucionar o problema da melhor maneira possível. Temos procurado honrar aquilo que era o compromisso meu e de Francisco Borges, servir bem a população santanense, e tenho certeza que continuarei firme neste propósito”, enfatizou a prefeita.

Em outro trecho da mensagem, a prefeita apresentou a assembleia presente as ações já desenvolvidas pela equipe de governo nestes 40 dias de gestão.

“Nestes quarenta dias de gestão temos já realizado diversas ações em prol do desenvolvimento dos santanenses. Entre as principais estão o aumento da carga horária dos médicos que resultou também no aumento no número de atendimentos; o funcionamento em tempo integral dos Postos de Saúde. No âmbito da Agricultura foram entregues sementes, mudas de caju, reparos no abastecimento de água dentre outras ações. Na Administração efetuação do cadastramento de todos os servidores e pagamento em dia dos funcionários. Alvarás agora podem ser retirados em Santana, porque nosso escritório é aqui e não em Picos. Na área da Assistência Social atualização e adesão aos programas sociais, renovação dos Conselhos e planejamento das atividades. Na Educação o objetivo é aumentar os índices do IDEB, diminuir a evasão escolar dentre várias ações que já estão sendo executadas como a formação de professores”, relatou Maria José de Sousa Moura.

O vereador Marcos Venicio Leal (PMDB), um dos líderes governistas de oposição ao Executivo Municipal disse que vai manter-se aberto ao diálogo e que sempre estará a favor dos projetos que beneficiem os santanenses.

“Estarei sempre aberto ao diálogo junto a prefeita Maria José e demais vereadores. Aqui estarei para votar o que for para o desenvolvimento dos munícipes”, enfatizou o parlamentar.

Outro parlamentar que utilizou a tribuna num discurso alinhado às ações populares que independem de partidarismo foi o vereador Erisvaldo de Sousa Batista (PTB). Utilizando a expressão “Casa do Povo” para descrever a Câmara de Vereadores, Erisvaldo enfatizou que a Casa do Legislativo Municipal não deve ser debate de partidos políticos.

“Aqui é Casa do Povo, não de partidos políticos. Estamos aqui para trabalhar pelo bem de todos, trabalhar em parceria com a prefeita Maria José que neste primeiro mês de mandato tem feito muito por Santana do Piauí e continuará fazendo”, frisou.

 

Requerimento aprovado

A primeira matéria aprovada pelo Legislativo santanense em 2017 foi o requerimento encaminhado à Casa pelo vereador Ricardo Francisco Rodrigues (PTB). O parlamentar solicitou que o Plenário da Câmara recebesse o nome de Vereador Francisco Borges. O requerimento foi votado por unanimidade e comemorado com fortes aplausos pela assembleia presente.

O ex-vereador Francisco Raimundo de Moura, o Francisco Borges, foi eleito prefeito de Santana do Piauí no dia 02 de outubro de 2016. No dia de sua posse, 01 de janeiro do corrente ano, o prefeito eleito foi vítima de um acidente automobilístico e veio a óbito.

Em seu discurso emocionado, Ricardo Francisco Rodrigues (PTB), prestou condolências aos familiares de Francisco Borges e mencionou parte das ações do prefeito eleito durante exercício do mandato de vereador como a reforma da Câmara Municipal de Vereadores, dentre outras ações.

 

 

 

Comentários