Domingo, 06 de Outubro de 2024

Secretaria de Saúde de São Luís do PI realiza ações do “Janeiro Roxo”

Publicado em 18/07/2016
Por Redação
98326aef9fdb161e0dcc54d856dd.jpg
98326aef9fdb161e0dcc54d856dd.jpg
População sendo avaliada pela médica/ASCOM

Para sensibilizar a população em relação ao "Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase", lembrado sempre no último domingo de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís do Piauí, promoveu ações do "Janeiro Roxo".

Através de anúncio na rádio e convite pelos Agentes Comunitários de Saúde, toda a população foi convocada a comparecer aos Postos de Saúde do município. A iniciativa teve por objetivo  buscar diagnosticar pessoas com hanseníase. Assim também como excluir o preconceito contra a doença e chamar a atenção para os sintomas, além de mostrar que há tratamento e cura.

A Hanseníase é uma doença infecto contagiosa caracterizada principalmente pelo aparecimento de manchas que não possuem sensibilidade a dor e calor. Porém, a pessoa pode ficar de dois a dez anos com a bactéria causadora da doença incubada no corpo sem manifestar os sintomas. Além das manchas, pode haver também caroços pelo corpo, dor e sensação de choque nos nervos dos braços, pernas, pés, mãos e diminuição da força muscular nas extremidades.

A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de São Luís, Marcy Rabelo,  destacou que as pessoas ao detectar qualquer sintoma suspeito devem buscar atendimento de Saúde.

“Nas palestras focamos em incentivar as pessoas a observar o corpo em busca de manchas, não só em si como nos outros membros da família, e destacamos que ao encontrar mancha ou qualquer outro sintoma característico, que procurassem o Posto de Saúde para uma melhor avaliação. A preocupação que a Hanseníase traz para a saúde pública é pelo seu poder de provocar incapacidade física”, descreveu Marcy Rabelo, Coordenadora da Atenção Básica.

ASCOM

 

Comentários