Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Sistema de monitoramento urbano é aposta de gestores da região de Picos para reforçar segurança

Publicado em 07/07/2016
Por Redação
2485779cf50130186142d868f05c.jpg
2485779cf50130186142d868f05c.jpg
Sistema de monitoramento/Reprodução

Uma nova aposta dos gestores da região de Picos para reforçar a segurança nos municípios tem sido a instalação de câmeras de segurança, que realizam monitoramento urbano. O sistema monitora entradas e saídas das cidades, bem como instituições alvos dos criminosos: agências bancárias, Correios, escolas, rodoviárias e agências lotéricas.

A empresa picoense Clímax especializada na venda de equipamentos de segurança, tem elaborado projetos de instalação do sistema que vem se espalhando no interior do Piauí devido aumento nos casos de violência, como explosões de caixas eletrônicos, dentre outras práticas criminosas. A Clímax fica localizada na Rua Frei Ibiapina, nº 367, no bairro Bomba.

O consultor de segurança, Portela Júnior, explica que o projeto é construído envolvendo a equipe da gestão municipal, policiais, com base em um levantamento remoto online de toda a estrutura do município.

“Inicialmente se faz um estudo junto com a equipe da gestão da cidade remotamente online. Vemos entradas e saídas da cidade, posteriormente vemos a necessidade em frente a bancos, rodoviárias, agências lotéricas, escolas e correios. Tudo conforme a necessidade dos gestores”, disse o consultor de segurança.

Em se tratando dos equipamentos a serem utilizados, Portela Júnior, destaca que estes são em alta definição, com resolução Full HD, com capacidade de armazenamento de até 45 dias.  Os mesmos ainda auxiliam na identificação do roteiro de fugas utilizadas pelos bandidos.

“A escolha dos equipamentos varia muito da necessidade do gestor e orçamento disponível. Trabalhamos com câmeras em alta definição que conseguem capturar a placa de um carro há quatro quilômetros, trabalhando na cobertura de ângulos em 360°, e ainda há duas câmeras como suporte sem haver ponto cego. O material ainda pode ter resolução de 1.3 megapixels à 3.0 megapixels, ou seja equipamento de ponta. Outra vantagem é que pode se identificar o roteiro de fuga dos criminosos, pois quanto mais cidades já tiverem a disposição o equipamento, melhor a cobertura e extensão”, concluiu.

Câmera HDCVI speed dome - Foto: Reprodução

A proprietária da Clímax, Ceiça Santos, disse que tem recebido vários pedidos de gestores que buscam aumentar a segurança e manter a tranquilidade em seus municípios. Ela ainda frisou que o projeto ainda inclui inclusão digital, podendo ser disponibilizado internet de alta qualidade gratuita para a população.

“Gostamos de trabalhar unindo o útil ao agradável, sempre oferecendo o melhor serviço e manutenção. O projeto ainda contempla inclusão digital, internet de qualidade em vários pontos da cidade. Além disso, o serviço de monitoramento é o mais atualizado do mercado em que o gestor pode acompanhar as imagens de vários pontos de monitoramento, inclusive do seu próprio celular”, afirmou Ceiça Santos.

Outra novidade em relação ao sistema é que o mesmo poderá ser ampliado futuramentre (quantidade de cãmeras) conforme o desejo dos gestores.

Comentários