Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Piauí comemora 194 anos de independência nesta terça-feira, 24

Publicado em 02/07/2016
Por Jailson Dias
4cc3decaf8a45f9a0557a884e1e9.jpg
4cc3decaf8a45f9a0557a884e1e9.jpg
Visconde da Parnaíba, primeiro governador do Piauí independente/Divulgação

É impossível desassociar a figura de Manoel de Sousa Martins, que viveu até os 88 anos de idade, e deixou seu nome gravado na história, com o cenário da independência piauiense. Há 194 anos, o brigadeiro Manoel de Sousa Martins se preparava para proclamar a adesão do Piauí à Independência do Brasil, no dia 24 de janeiro de 1823, em Oeiras. Esse fato, que marca a história do estado e de seu povo, continua a ser celebrado com solenidades nos municípios piauienses.

Em uma época de dominação da coroa portuguesa, o militar articulou pessoas de prestígio econômico e social, além de trabalhadores do campo, e dominou a pequena tropa do exército português fixada em Oeiras. A partir de então, Manoel de Sousa Martins começou a governar a província.

Outros levantes continuaram a ser realizados em solo piauiense pela busca da independência. A sanguenta Batalha do Jenipapo, como ficou conhecido o confronto ocorrido às margens do riacho, no município de Campo Maior, é lembrada como um marco do fervor patriótico vividos à época, quando centenas de piauienses e cearenses morreram no conflito.

No entanto, o início das lutas pela independência no estado ainda remontam de dados mais antigos. Marcado no calendário estadual por força de lei aprovada pela Assembleia Legislativa, de autoria do deputado José Auto de Abreu, o dia da independência do Piauí é comemorado na data de 19 de outubro de 1822, quando parnaibanos, liderados por Simplício Dias da Silva, declararam a província independente de Portugal.

As datas, apesar de não coincidentes, vangloriam o mesmo fato: a união do povo piauiense na luta por sua independência. Por isso, já em janeiro, municípios como Piracuruca e Oeiras, o primeiro ao Norte e o segundo ao Sul do estado, celebram a conquista da libertada de seu povo.

Celebrar a independência

Todos os anos a capital do Piauí é transferida de Teresina para Oeiras exclusivamente nesta data, 24 de janeiro, quando acontecem celebrações na primeira capital piauiense.

Fonte: piaui.pi.gov.br/Glenda Uchôa

Comentários