Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Tenente-Coronel Marcos Lopes assume comando do 3° BEC de Picos

Publicado em 25/06/2016
Por Jailson Dias
db05706e6106dbcd11afd125b6e8.jpg
db05706e6106dbcd11afd125b6e8.jpg
Novo comandante do 3° BEC, Tenente-Coronel Marcos Bastos Lopes/Jailson Dias

O Tenente-Coronel do Exército brasileiro, Marcos Bastos Lopes, assumiu na noite da terça-feira, 17, o comando do 3° Batalhão de Engenharia e Construções de Picos (3° BEC), em solenidade realizada no pátio do batalhão.  Ele recebeu o comando do Tenente-Coronel Emerson Bezerra de Lima. A passagem da chefia foi efetuada pelo General de Divisão Teóphilo Cals Gaspar de Oliveira, comandante da 10° Região Militar.  

Ex-comandantes do 3° BEC marcaram presença, dentre eles o Coronel Ivan Carlos, predecessor do Tenente-Coronel Emerson. Também esteve presente o subcomandante da PM do Piauí, Lindomar Castilho de Melo e a comandante da Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Picos, capitã Ana Cléia Diniz Santos, além do prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima.

Durante a solenidade, sempre muito concorrida devido ao poder simbólico e efetivo do 3° BEC para a cidade de Picos, foi executado o Hino Nacional Brasileiro, cantado pela tropa. Em seguida o Tenente-Coronel Emerson, à frente do batalhão desde 2015, bastante emocionado, fez o seu discurso de despedida, agradecendo a amigos e familiares pelo apoio, além do acolhimento por parte da sociedade picoense.

Ele listou algumas das realizações do 3° BEC sob o seu comando, sendo as mais conhecidas a conclusão da duplicação da BR 101 e o avançado estágio da transposição de parte das águas do Rio São Francisco. O Batalhão ainda deu apoio a população do Estado do Pernambuco quando da greve da Polícia Militar pernambucana.

Todo esse trabalho também foi listado pelo General de Divisão Teóphilo Cals Gaspar de Oliveira que parabenizou o militar pelo seu desempenho à frente do “Terceirão”. O Tenente-Coronel Emerson será designado para Brasília – DF, onde trabalhará na Diretoria de Obras de Cooperação, órgão do Exército brasileiro que coordena todas as obras da força terrestre no território nacional.

Após os discursos ocorreu o momento solene da posse com os dois tenentes-coronéis diante do General Teóphilo, passando em seguida em revista às tropas, estas se apresentando ante o novo comandante.

Tenente-Coronel Lopes

O Tenente-Coronel Marcos Bastos Lopes é natural de Teresina – PI, nascido em 03 de dezembro de 1972. Ele entrou para o Exército brasileiro em 17 de fevereiro de 1990. Desde então já serviu em diversos postos pelo país. No ano de 2008 foi designado para servir junto ao contingente brasileiro no Haiti, integrando as forças de Paz da ONU. Na oportunidade ele exerceu a função de oficial de Operações e Inteligência da Companhia de Engenharia de Forças de Paz. Depois voltou ao Brasil e em 2011 foi designado novamente para o Haiti, como subcomandante da Companhia de Força de Paz.

Antes de ser designado para Picos o Tenente-Coronel Lopes estava servindo no 1° Grupamento de Engenharia, em João Pessoa – PB. Ele é casado e é pais de um filho.

Comentários