No final da manhã desta segunda-feira (01), quatro homens encapuzados e fortemente armados anunciaram assalto à agência do Banco do Brasil (foto abaixo) da cidade de Francisco Santos, a 355 km de Teresina. Segundo o depoimento de populares que estavam na agência no momento do crime, três pessoas foram feitas reféns, dentre elas, o sub gerente do banco.
Segundo o gerente Ralphe Marlen, os homens chegaram a agência por volta das 11h15, renderam um dos vigilantes da agência e em seguida, anunciaram o assalto, fazendo clientes como reféns e levando uma quantia, ainda não informada, dos dois terminais de auto-atendimento e dos caixas tradicionais. Os assaltantes efetuaram diversos disparos para o alto, como forma de amedrontar a população e outros disparos em direção ao Mercado Público Municipal (foto abaixo) e à Câmara de Vereadores.
Um dos clientes da agência, o senhor Antônio Benjamim de Carvalho, de 72 anos (foto abaixo), disse ao Folha Atual que estava na agência para efetuar alguns depósitos e foi surpreendido com a ação dos criminosos: "Eu e mais sete pessoas nos trancamos no banheiro do banco e foi assim que conseguimos escapar ilesos, mas foi um grande susto, não temos o costume de lidar com uma prática criminosa como esta", disse.
Após o assalto, os quatro bandidos atearam fogo em Fiat Pálio, com placa de Fortaleza-CE (foto abaixo), utilizado para chegar até a agência e no ato da fuga, tomaram um veículo Hilux de um dos clientes do banco. O comandante do 4º BPM de Picos, tenente coronel Wagner Torres, deslocou-se juntamente com outros policiais da força tática para o município.
De acordo com Maria Jacira Leal (foto abaixo), que presta serviço à agência, e foi feita de refém dentro da agência, ao entrarem e anunciarem o assalto, os bandidos efetuaram diversos disparos dentro, porém, ninguém ficou ferido. Ao finalizar a ação, pegaram o sub-gerente como refém. "Eles disseram que não iam ferir ninguém, que queriam apenas o dinheiro. Pegaram o sub-gerente e lá fora incendiaram um carro", disse.
A ação durou cerca de 45 minutos e deixou a cidade completamente apavorada, como conta a Leopoldina Sales (foto abaixo), de 78 anos, que mora a poucos metros da agência assaltada: "Eu acho que tá faltando policiamento aqui. Nós só temos dois policiais na cidade e na semana passada já assaltaram o banco de Monsenhor Hipólito. A população está com muito medo", revela.
Segundo informações preliminares da polícia, os bandidos fugiram por uma estrada de chão que dá acesso à BR 020, onde os reféns foram libertados, e entraram em um matagal, já no município de Monsenhor Hipólito. Lá, os assaltantes abandonaram a Hilux e, segundo a polícia, estão encurralados na mata fechada. A Hilux foi encontrada pela polícia, que não quis revelar maiores detalhes.
A nossa equipe de reportagem foi até a estrada de mata fechada onde o veículo foi abandonado, mas por sugestão da polícia, foi orientada a não seguir por medida de segurança, já que tanto os policiais, quanto os bandidos, estão atentos e prontos para reagir a qualquer ação.
Curta a fan page do Folha Atual no FACEBOOK e continue bem informado.