Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Jovem Larissa Luz dará continuidade ao tratamento contra Leucemia no Piauí

Publicado em 13/06/2016
Por Redação
c03d6a40f2256a3020cacc600937.jpg
c03d6a40f2256a3020cacc600937.jpg
Larissa Luz/(Repodução/ Instagram)

Através de uma publicação na rede social Instagram na tarde desta terça-feira (10), a campanha intitulada “#TodosjuntosporLarrisa” informou aos seguidores que a jovem Larissa Luz, de 29 anos, dará continuidade ao tratamento contra a Leucemia no Estado do Piauí, sua terra natal.A notícia foi muito comemorada pelos seguidores que manifestaram votos de recuperação à jovem.

A campanha #todosjuntosporLarissa foi iniciada ainda em dezembro de 2015, momento em que a médica Larissa Luz foi diagnosticada com Leucemia. Deste período então, a jovem vem travando uma luta contra a doença e respondendo bem aos tratamentos.

A irmã de Larissa, Elaine Luz que administra o perfil da campanha na rede social, esclareceu na publicação que o tratamento da jovem ocorrerá de forma conjunta com a equipe médica do Estado de São Paulo. A mesma ainda acrescentou que em razão de não ter sido encontrado  até o momento um doador de medula óssea compatível ao caso, o tratamento ocorrerá sob o uso de medicamentos.

“Não podemos ainda dizer concretamente nesse transcorrer da continuidade do tratamento que não precise mais de uma medula compatível. O tempo de Deus determinará tudo isso. O que podemos dizer, em respeito ao incansável apoio nos dado, é que muitas mudanças maiores do que as que conseguimos imaginar aconteceram”, esclareceu a irmã.

Elaine através da postagem agradeceu as correntes de orações dedicadas à irmã, que muito tem ajudado no fortalecimento espiritual da família.

“Os momentos mais marcantes e eternizados em nossos corações foram todas as mãos que se uniram as nossas nos ajudando. Graças a todos que acompanham, participam e abraçaram a nossa causa pudemos transformar os momentos difíceis em momentos de força, esperança", frisou.

 

Rompendo fronteiras

A campanha #todosjuntosporLarissa rompeu fronteiras e chegou a ser comentada em vários outros países. Atualmente, o ig na rede social Instagram já possui  mais de 10 mil seguidores, e um sentimento de solidariedade fez com que os próprios seguidores fossem motivados a realizar o cadastro de medula.

Como ser um doador de medula

  • É preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde;
  • É necessário se cadastrar como doador voluntário em um Hemocentro;
  • No cadastramento, os voluntários doam apenas 10 ml de sangue. Essa amostra passa por um exame de laboratório, chamado teste de HLA, que determina as características genética do possível doador;
  • As informações são colocadas em um cadastro nacional, o REDOME, ou Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea;
  • Se é encontrado um cadastrado compatível ele é convidado a fazer outros exames de compatibilidade genética Se o perfil coincidir com o daquela pessoa que precisa do transplante, o voluntário decide se realmente quer doar;
  • Durante a doação, o doador recebe anestesia geral. Com uma agulha, a medula é aspirada do osso da bacia;
  • A quantidade de medula doada é de apenas 10% da medula total. Em 15 dias ela já estará recomposta.

 

Comentários