Desde a chegada do corpo do prefeito eleito Francisco Raimundo de Moura, conhecido por Chico Borges, em Santana do Piauí, que centenas de pessoas se aglomeraram dentro das dependências da Câmara Municipal, local onde estava sendo velado o corpo, para prestar suas últimas homenagens. Além dos filhos da terra diversas autoridades estiveram presentes, dentre elas, o governador Wellington Dias, a deputada federal Rejane Dias, os deputados estaduais Nerinho e Belê Medeiros, além de prefeitos de várias cidades da região.
Chico Borges foi eleito no último dia 02 de outubro para o cargo de prefeito de Santana do Piauí ao lado de sua companheira de chapa Maria José. O sonho que tinha de transformar para melhor o seu município foi interrompido na manhã deste domingo, 1º de janeiro, quando sofreu um acidente automobilístico ao retornar de sua terra natal com destino a Picos, onde residia com seu pai, o aposentado Raimundo Borges.
O prefeito eleito passou a virada do ano com familiares e amigos no município de Santana do Piauí e por volta das 4h30 da madrugada resolveu voltar para Picos, descansar e em seguida retornar para tomar posse na parte da tarde.
Chico Borges morreu poucas horas antes de tomar posse
Faltando aproximadamente cinco quilômetros da cidade de Picos colidiu frontalmente com um ônibus que vinha transportando diversas pessoas de uma festa. Na hora do acidente o prefeito vinha sozinho em seu veículo, um Golf de cor branca, e veio a óbito ainda no local. Possivelmente o prefeito eleito, que exercia o cargo de vereador no município, foi desviar de um dos buracos existentes na rodovia e bateu de frente com o ônibus que vinha em direção contrária
O corpo de Chico Borges foi velado na residência de seu pai, em Picos, durante todo domingo e às 7h00 desta segunda foi trasladado para Santana do Piauí, onde foi velado na Câmara de Vereadores até próximo de meio dia e em seguida foi velado na cada de um irmão, na localidade Lagoa dos Marcelino, sendo sepultado nesta tarde.
Governador ao lado da prefeita Maria José na Câmara
Ao chegar ao município, por volta das 10h00 desta segunda, o governador Wellington Dias lamentou a morte prematura do político. “Um dia muito triste para todo estado com a perca deste jovem político, uma pessoa que muito ainda tinha que fazer por este povo. Ele com seu jeito manso e tranquilo soube conquistar a cada um de nós. Não poderia deixar de estar aqui hoje nos somando com o povo de Santana do Piauí neste momento de muita dor e claro reafirmar o meu compromisso de trabalhar ao lado da prefeita Maria José no sentido de realizar os sonhos dele (Chico Borges)”, disse.
Em seu discurso a vice-prefeita eleita e já empossada no cargo de prefeita, em razão da vacância do cargo, aproveitou a visita das autoridades e pediu que todos olhassem mais para Santana do Piauí. “Quero aproveitar e levantar a voz no sentido de reivindicar as autoridades aqui presentes que olhem mais para nosso município, pois este era o sonho de Chico Borges. Outro sonho dele era a construção da pavimentação asfáltica ligando Santana a São José do Piauí. Aproveito para registrar o meu pedido que esta rodovia receba o nome de “Prefeito Chico Borges”, disse Maria José.
Discurso da prefeita foi interropido várias vezes pelo choro
A prefeita lembrou ainda para o governador o pedido de Chico Borges para o recapeamento da PI que liga Santana a Picos. “Ao vir ao nosso município vocês puderam comprovar a situação em que se encontra esta estrada, onde quase diariamente acontecem acidentes como este que vitimou o nosso prefeito. Peço que trabalhem no sentido de restaurar esta estrada”.
Em visita ao município os deputados Nerinho, Belê Medeiros e o ex-prefeito de Picos, Gil Paraibano, expressaram seus sentimentos de pesar aos familiares e santanenses. Segundo eles será uma perca irreparável a ausência de Chico Borges, pois era uma pessoa compromissada e que muito iria contribuir com o desenvolvimento da cidade.
Centenas de pessoas participaram do velório
Perfil político
Chico Borges foi eleito vereador de Santana do Piauí no ano de 2008 e logo na eleição seguinte foi reeleito se tornando presidente da casa. Nas últimas eleições ele aceitou o desafio e disputou o cargo ao lado da vice-prefeita, a professora Maria José e numa eleição bastante acirrada foi eleito com uma diferença de apenas 09 votos.
Luto oficial
A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, no uso de suas atribuições que lhe confere o Artigo 73, inciso XXV da Lei Orgânica do Município, decretou por três dias luto oficial em Santana do Piauí.